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Estudo comparativo entre processos de revenimento

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Estudo comparativo entre processos de revenimento

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Título Estudo comparativo entre processos de revenimento
Autor Dias, Vinicius Waechter
Orientador Rocha, Alexandre da Silva
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Metalúrgica.
Assunto Engenharia metalúrgica
Resumo Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre dois processos de revenimento, procurando caracterizar diferenças entre o produto final para ambos os processos realizados pela empresa GKN Driveline do Brasil Ltda. (GDB), localizada no bairro Parque São Sebastião na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O componente analisado é chamado de Junta Fixa (J.F.), parte do semi-eixo automotivo que é acoplada junto ao motor e serve para transferir o torque do motor para o semi-eixo em um veículo automotivo com tração dianteira. As juntas são produzidas com aço SAE 1050 e passam por processo de têmpera por indução, com a finalidade de aumentar sua dureza superficial para resistir ao desgaste, e posteriormente são tratadas através dos seguintes processos de revenimento: indução ou em forno contínuo de passagem. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados ensaios de fadiga e torção, assim como uma caracterização metalográfica, através de micrografias, perfis de microdurezas e análises químicas. Também foi feita uma análise de falha nas peças ensaiadas em fadiga. De acordo com os resultados obtidos serão apresentadas conclusões e propostas de trabalhos futuros a respeito do assunto.
Abstract This paper presents a comparative study between two tempering process, aiming at the characterization of the differences in the final product for both processes carried out in the company GKN Driveline of Brasil Ltda (GDB), located in the district of Parque São Sebastião, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The component to be analyzed is called Fixed Joint (F.J.), and it is part of an automotive driveshaft that links the motor and serves to transfer the torque from the motor to the driveshaft in a motor vehicle with front wheel drive. These joints are manufactured with SAE 1050 steel and are surface induction hardened, aiming to increase its surface hardness to resist wear, and afterwards they are tempered by one of the two methods: induction tempering or continuous oven tempering. To achieve these proposed objectives, fatigue and torsion tests were carried out, as well as a characterization through optical and scanning electronic metallography, micro hardness testing and chemical analysis. A fracture analysis was also done for the parts tested in fatigue. According to the results obtained, conclusions and proposal for future studies on the subject are presented.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/30131
Arquivos Descrição Formato
000778159.pdf (2.241Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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