Repositório Digital

A- A A+

O desafio de narrar uma vida : a crítica genética no estudo da biografia como gênero jornalístico

.

O desafio de narrar uma vida : a crítica genética no estudo da biografia como gênero jornalístico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desafio de narrar uma vida : a crítica genética no estudo da biografia como gênero jornalístico
Autor Vieira, Karine Moura
Orientador Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Crítica genética
Jornalismo
Narrativa biográfica
[en] Biography
[en] Critic genetics
[en] Journalism
Resumo Esta dissertação analisa a biografia como gênero jornalístico através da aplicação dos procedimentos da Crítica Genética ao processo de produção da obra Padre Cícero – poder, fé e guerra no sertão, do jornalista Lira Neto. Procura-se identificar e compreender as características e especificidades que podem vir a definir a biografia como um gênero jornalístico - critérios de noticiabilidade, valores-notícia, tratamento e relação com as fontes e as estratégias comunicativas utilizadas para produzir a narrativa. Para tanto, realiza-se um estudo de gênese dos documentos, cadernetas e manuscritos que constituem os vestígios de produção da obra. Compreende-se que a biografia origina-se e desenvolve-se na fronteira entre a história e a literatura e constitui-se no jornalismo em aproximação com a reportagem, como uma narrativa de reconstituição que se constrói no devir da história de vida do biografado, estabelecendo uma nova identidade narrativa do personagem.
Abstract This thesis analyzes the biography as a genre of journalism by applying the procedures of Genetic Criticism of the production process of the work Padre Cícero – poder, fé e guerra no sertão, of the journalist Lira Neto. It seeks to identify and understand the characteristics and needs that may define the biography as a journalistic genre - criteria of newsworthiness, news values, treatment and relationship with sources and communication strategies used to produce the narrative. The study presents a study of the genesis of docume nts, books and manuscripts which are the remains of the production work. It is understood that the biography originates and develops at the border between history and literature and in journalism is approaching with the story as a narrative reconstruction that builds upon the transformation of the life history of the biography, by establishing a new narrative identity of the character.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/30217
Arquivos Descrição Formato
000780409.pdf (1.593Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.