Repositório Digital

A- A A+

Reflexos de um ambiente de trabalho com máquinas adaptadas de acordo com as normas de segurança do trabalho vigentes

.

Reflexos de um ambiente de trabalho com máquinas adaptadas de acordo com as normas de segurança do trabalho vigentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexos de um ambiente de trabalho com máquinas adaptadas de acordo com as normas de segurança do trabalho vigentes
Autor Jurie, Pablo Silva
Orientador Piccinini, Valmiria Carolina
Co-orientador Martins, Bibiana Volkmer
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Qualidade de vida no trabalho
Seguranca no trabalho
Resumo O presente trabalho foi elaborado motivado pelo questionamento a respeito da eficácia dos equipamentos exigidos pela legislação de Segurança e Saúde do Trabalho na prevenção de acidentes. Dessa forma apresenta o caso específico de uma empresa do ramo de metalurgia, onde foram empregados recursos para adequação de um setor à legislação vigente. Foram instalados equipamentos de segurança nas máquinas, de acordo com projeto elaborado pelo Setor de Segurança da empresa onde trabalham os entrevistados, com o intuito de cumprir a legislação e diminuir ou eliminar os acidentes de trabalho e os custos decorrentes desse tipo de ocorrência. Nele são apresentados os dados da empresa, a qual é citada como METALURGICA S/A, para que seu nome seja preservado, bem como estatísticas de acidentes, para que seja avaliada a eficácia da implementação dos equipamentos. Como base teórica foi utilizado o estudo de Walton (1973), como referência, sobre os aspectos relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho especificamente sobre Segurança e Saúde, bem como um breve histórico sobre o setor de Metalurgia no Brasil e Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho, editadas pelo Ministério do Trabalho. Também é feita uma relação com os principais tipos de acidentes que ocorrem no ramo da metalurgia. Como objetivo geral pretende-se demonstrar quais foram os principais resultados gerados pelas modificações implementadas no projeto, e como objetivos específicos pretende-se apurar onde foi gasta a maior parte dos recursos destinados ao projeto, em que tipo de equipamento de segurança; verificar se os índices de incidentes e acidentes no trabalho diminuíram após os investimentos, e se, em caso positivo, houve influência dos equipamentos instalados; e verificar com os responsáveis pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) quais foram os principais aspectos constatados após a implementação das melhorias. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou-se de entrevistas, feitas exclusivamente com os profissionais do SEESMT da empresa, para coleta de dados junto aos funcionários da empresa. Através da análise dos dados coletados pôde-se perceber que houve significativa queda nos índices de acidentes de trabalho e também nos custos com a produção, uma vez que os trabalhadores estão mais protegidos e as máquinas foram reformadas para receberem os equipamentos de segurança.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/30242
Arquivos Descrição Formato
000780328.pdf (1.000Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.