Digital Repository

A- A A+

A remuneração estratégica : estudo de caso da empresa Micropoint Informática Ltda.

DSpace/Manakin Repository

A remuneração estratégica : estudo de caso da empresa Micropoint Informática Ltda.

Show full item record

Statistics

Title A remuneração estratégica : estudo de caso da empresa Micropoint Informática Ltda.
Author Santos, Raquel Alvira dos
Advisor Costa, Silvia Generali da
Co-advisor Schujmann, Adriana
Date 2010
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Subject Motivação
Remuneração
Abstract in Portuguese Muito se fala sobre a globalização com seus pontos positivos e negativos. Contudo, entre os vários prós e contras do mundo globalizado, encontram-se as mudanças no universo corporativo. A busca por fatias importantes do mercado demonstra que as relações entre empregadores e empregados estão cada vez mais afinadas ao mesmo objetivo, o crescimento. Nesse contexto, a remuneração estratégica vem se destacando como um diferencial na conquista de resultados tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Se por um lado ela é um facilitador dos empresários para manter ou conquistar talentos, por outro ela pode ser a motivação do empregado em melhorar seu desempenho e conquistar seus objetivos pessoais como melhores salários, cargos, carreira e, consequentemente, uma vida melhor. Resta saber se a remuneração estratégica pode servir como elemento de motivação para essas conquistas. Se ela eleva o grau de comprometimento e desempenho dos colaboradores, bem como se desperta o interesse dos empreendedores em mudar sua visão empresarial. Essa pesquisa buscou possibilitar o entendimento e a relação entre remuneração estratégica e motivação, através de um estudo de caso, com a equipe de vendas da empresa Micropoint Informática Ltda. Procurou-se investigar e analisar a efetividade da remuneração estratégica como fonte de motivação dos funcionários, além de verificar a motivação dos mesmos frente à utilização da remuneração estratégica e compará-la com a remuneração tradicional. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com a equipe de vendas da empresa e, entre as análises, foram percebidos conceitos de autores como Wood Jr., Pereira Filho, Picarelli Filho, Pontes, Bergamini, Maslow e outros. Entre os resultados encontrados destacam-se as vantagens percebidas, pelos colaboradores, com a utilização da remuneração estratégica, como a inserção de metas, que lhes objetiva um foco, associada ao recebimento de recompensas, o trabalho em equipe, o clima organizacional e o relacionamento dos funcionários entre si e com seus superiores. Também foram percebidos elementos desmotivadores, que acompanham a modalidade de remuneração utilizada na empresa. Entre eles estão, a divisão igualitária dos lucros, entre os funcionários efetivos e os temporários, em virtude da contribuição para o atingimento das metas e, também, referente a essa forma de divisão, quando ocorrem produções individuais muito diferentes.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/30249
Files Description Format View
000779712.pdf (602.2Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.