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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Raquel Alvira dospt_BR
dc.date.accessioned2011-07-20T06:00:47Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/30249pt_BR
dc.description.abstractMuito se fala sobre a globalização com seus pontos positivos e negativos. Contudo, entre os vários prós e contras do mundo globalizado, encontram-se as mudanças no universo corporativo. A busca por fatias importantes do mercado demonstra que as relações entre empregadores e empregados estão cada vez mais afinadas ao mesmo objetivo, o crescimento. Nesse contexto, a remuneração estratégica vem se destacando como um diferencial na conquista de resultados tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Se por um lado ela é um facilitador dos empresários para manter ou conquistar talentos, por outro ela pode ser a motivação do empregado em melhorar seu desempenho e conquistar seus objetivos pessoais como melhores salários, cargos, carreira e, consequentemente, uma vida melhor. Resta saber se a remuneração estratégica pode servir como elemento de motivação para essas conquistas. Se ela eleva o grau de comprometimento e desempenho dos colaboradores, bem como se desperta o interesse dos empreendedores em mudar sua visão empresarial. Essa pesquisa buscou possibilitar o entendimento e a relação entre remuneração estratégica e motivação, através de um estudo de caso, com a equipe de vendas da empresa Micropoint Informática Ltda. Procurou-se investigar e analisar a efetividade da remuneração estratégica como fonte de motivação dos funcionários, além de verificar a motivação dos mesmos frente à utilização da remuneração estratégica e compará-la com a remuneração tradicional. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com a equipe de vendas da empresa e, entre as análises, foram percebidos conceitos de autores como Wood Jr., Pereira Filho, Picarelli Filho, Pontes, Bergamini, Maslow e outros. Entre os resultados encontrados destacam-se as vantagens percebidas, pelos colaboradores, com a utilização da remuneração estratégica, como a inserção de metas, que lhes objetiva um foco, associada ao recebimento de recompensas, o trabalho em equipe, o clima organizacional e o relacionamento dos funcionários entre si e com seus superiores. Também foram percebidos elementos desmotivadores, que acompanham a modalidade de remuneração utilizada na empresa. Entre eles estão, a divisão igualitária dos lucros, entre os funcionários efetivos e os temporários, em virtude da contribuição para o atingimento das metas e, também, referente a essa forma de divisão, quando ocorrem produções individuais muito diferentes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRemuneraçãopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleA remuneração estratégica : estudo de caso da empresa Micropoint Informática Ltda.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchujmann, Adrianapt_BR
dc.identifier.nrb000779712pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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