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Fatores motivacionais para a venda de produtos em uma agência do Banco Alfa

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Fatores motivacionais para a venda de produtos em uma agência do Banco Alfa

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Título Fatores motivacionais para a venda de produtos em uma agência do Banco Alfa
Autor Belmonte, Ruth Meri dos Santos
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Gallon, Shalimar
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Motivação
Produtos e serviços
Vendas
Resumo Num cenário altamente competitivo, com clientes mais exigentes e bem informados, as empresas disputam o mercado buscando vantagens através de diferenciais oferecidos. Para tanto, precisam estar preparadas, com funcionários qualificados, comprometidos e dedicados, com habilidades e atitudes proativas. No setor bancário, não é diferente, pois os bancos também precisaram ajustar-se à atual conjuntura. O Banco Alfa, em sua trajetória, precisou adaptar-se às mudanças impostas pela globalização, tendo que se tornar ágil e competitivo diante de um mercado financeiro, cada vez mais agressivo e, assim, passou a exigir de seus funcionários metas de vendas de produtos e serviços, para que a instituição alcance bons resultados. Assim, este trabalho teve como objetivo observar os fatores que motivam as vendas de produtos e serviços em uma agência do Banco Alfa e também perceber quais são os fatores que dificultam e facilitam as vendas. Para isso, foram realizadas entrevistas com um roteiro semi-estruturado, com 5 funcionários de ambos os sexos que trabalham diretamente com o público e possuem metas individuais a serem cumpridas. Após análise dos dados coletados, pôde-se concluir que alguns dos funcionários, embora se sintam pressionados diante da cobrança por metas de volumes expressivos, são sabedores de que isso faz parte do negócio e a empresa, para sobreviver no mercado, precisa agir dessa maneira. Entretanto, os mesmos sentem-se bastante motivados para as vendas por vários fatores, seja por satisfação pessoal de realizar bons negócios, seja por possibilidade de ascensão profissional diante do desempenho ou pelo próprio desafio que os motiva a alcançar objetivos que, às vezes, parecem impossíveis de serem atingidos. A força da marca dos produtos do Banco Alfa, por traduzirem confiança, solidez e segurança, também é fator motivador de vendas, pela boa aceitação no momento da oferta. Alguns funcionários destacaram outros aspectos relevantes, tais como o sentimento de realização, satisfação e gratificação ao venderem produtos adequados às necessidades dos clientes. Assim, este estudo demonstrou que, mesmo diante de qualquer pressão existente em relação às vendas, alguns funcionários de uma agência do Banco Alfa na cidade de Pelotas (RS) encontram-se motivados, porque reconhecem que, da rentabilidade resultante dos bons negócios gerados por eles, depende a viabilidade da agência, que por ser parte integrante do Banco reflete no seu resultado geral. Por fim, ainda foi ressaltada pelos funcionários a importância do bom relacionamento existente entre a equipe, o que favorece a satisfação no trabalho, também ficando evidenciado que o Banco Alfa estimula o crescimento profissional, oferecendo oportunidades para aqueles que querem seguir carreira.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/30254
Arquivos Descrição Formato
000779767.pdf (193.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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