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Caracterização das ligas zinco-níquel eletrodepositadas a partir de solução de cloreto

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Caracterização das ligas zinco-níquel eletrodepositadas a partir de solução de cloreto

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Título Caracterização das ligas zinco-níquel eletrodepositadas a partir de solução de cloreto
Autor Sperb, Ana Luiza Ferreira
Orientador Ferreira, Jane Zoppas
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Assunto Indústria aeronáutica
Liga zinco-níquel
Resistência à corrosão
Resumo Este trabalho apresenta um estudo da liga zinco-níquel obtida a partir de um banho ácido de cloretos, de formulação sugerida pela Boeing. A liga zinco níquel é uma proposta atual para a substituição de revestimentos de cádmio eletrodepositados, tanto na industria aeronáutica como na indústria automobilística. O interesse nesta substituição surge da necessidade de se encontrar um processo menos poluente ao meio ambiente e ao operador que aplica o revestimento, economicamente viável e que também atenda legislação ambiental, cada vez mais restritiva. As ligas zinco-níquel são de especial interesse, porque além de apresentarem as características descritas anteriormente, também conferem ao substrato ferroso, uma proteção do tipo catódico. O estudo aqui apresentado avaliou uma faixa de densidade de corrente de deposição, entre 0,5 e 5 A.dm-2 quanto aos teores de níquel das ligas formadas, a resistência a corrosão e outras características das ligas, através de curvas de polarização, voltametrias e ensaios de impedância eletroquímica e ensaios de névoa salina e outros ensaios . Especial atenção foi dada para a faixa de densidade de corrente considerada como ótima pela Boeing, entre 2 e 3 A.dm-2.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3042
Arquivos Descrição Formato
000380901.pdf (850.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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