Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorHolderbaum, Candice Steffenpt_BR
dc.contributor.authorFinger, Ingridpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-04T06:01:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/30529pt_BR
dc.description.abstractO priming semântico é uma forma de avaliar o processamento semântico de palavras. Se a semântica é um importante fator contribuinte no reconhecimento visual de palavras, surge a questão de se chineses multilíngues (mandarin como L1 e inglês como L2), que estão aprendendo o português como L3, podem se beneficiar do contexto semântico em tarefa de decisão lexical na Língua Portuguesa, comparado aos controles (brasileiros universitários e crianças). Além de comparar a magnitude do efeito de priming semântico entre a amostra de chineses e de brasileiros, objetivou-se investigar nos chineses a relação entre o desempenho no experimento de priming semântico e na tarefa de consciência fonológica, ambos na língua portuguesa. Participaram do estudo 40 universitários chineses multilíngues, 31 universitários brasileiros e 26 crianças de 3a série. Houve efeito de priming semântico nos chineses e nos brasileiros, universitários e crianças, ou seja, respostas mais rápidas na condição com prime relacionado do que na condição com prime não relacionado. Não houve diferenças significativas na magnitude do efeito entre os grupos de adultos, mas as crianças apresentaram maior magnitude de efeito do que os chineses. Considerando apenas o grupo de chineses, não houve correlação entre os escores na tarefa de decisão lexical no paradigma de priming semântico e a avaliação da consciência fonológica. Chineses parecem ter acessado o significado dos primes apresentados visualmente na Língua Portuguesa, não se diferenciando dos brasileiros adultos e crianças.pt
dc.description.abstractThe semantic priming paradigm can be used to evaluate word semantic processing. Considering that semantic is an important factor in visual word recognition, an experiment was conducted to verify if multilingual Chinese (L1 and L2 being respectively Mandarin and English) that are learning Portuguese as L3 would benefit from the semantic context during a lexical decision task with stimuli presented in Portuguese. The magnitude of the semantic priming effect was compared to two control groups (Brazilian children and adults). Moreover, this study aimed to investigate the relation between the performance in the lexical decision task and the one in the Portuguese phonological awareness task in the Chinese group. The sample was composed of 40 undergraduate multilingual Chinese, 31 undergraduate Brazilians and 26 third-grade children. Results showed semantic priming effects in all groups, which means that reaction time was smaller when a related prime preceded the target. No significant difference was found regarding the magnitude of the semantic priming effects between Chinese and Brazilian adults. However, such a difference appeared between the Chinese adults and the Brazilian children group. Finally, no correlation was found between lexical decision performance and score at the phonological awareness task. We concluded that Chinese, like both Brazilians groups tested, seem to access the meaning of presented primes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba. N. 38 (set./dez. 2010), p. 129-144pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemantic processingen
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectSemantic primingen
dc.subjectLexical decisionen
dc.subjectPrimingpt_BR
dc.subjectMultilingualismen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDecisão léxicapt_BR
dc.titleEstudo comparativo do acesso semântico no processamento visual de palavras entre brasileiros monolíngues e chineses multilíngues falantes do português do Brasil como língua estrangeirapt_BR
dc.title.alternativeComparative study of the semantic access in the visual processing of words between monolinguistic Brazilians and multilinguistic Chinese who speak Portuguese as a foreign language en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000765480pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples