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O desenvolvimento sustentável e a empresa moderna : o caso da Bunge Brasil

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O desenvolvimento sustentável e a empresa moderna : o caso da Bunge Brasil

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Título O desenvolvimento sustentável e a empresa moderna : o caso da Bunge Brasil
Autor Bergamaschi, Cristina do Carmo Postal
Orientador Florissi, Stefano
Data 2010
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Brasil
Bunge Alimentos S.A.
Competitividade
Desenvolvimento sustentável
Empresa
Sustentabilidade
[en] Competitiveness
[en] Corporate social responsibility
[en] Stakeholders
[en] Sustainability performance evaluation
[en] Sustainable development
Resumo A cada ano que passa o surgimento de novas empresas e a competitividade está mais dinâmica e complexa, o que dificulta a permanência das mesmas dentro do mercado competitivo, gerando assim preocupações e incertezas em relação ao futuro. Com esta conscientização, as empresas modernas devem estar baseadas na relação de manter o equilíbrio econômico, ambiental e social, ou seja, estabelecerem metas de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho foi avaliar identificar e descrever a importância do desenvolvimento sustentável para que as empresas modernas se mantenham dentro de um mercado competitivo futuro. No qual se utilizou a empresa Bunge Brasil para ilustrar quais são as metas e critérios que devem ser avaliados através de indicadores de desempenho de sustentabilidade. O indicador que foi utilizado no estudo de caso foi o GRI, pois é um indicador que tem foco nas três dimensões de sustentabilidade e está direcionado para todos os stakeholders, onde as informações são públicas e está atualmente em um processo de padronização internacional de relatórios. O que se verificou é que as empresas estão cientes que devem ser sustentáveis e estão se preparando para se manterem no mercado competitivo, e caso suas ações não forem executadas corretamente podem levar a sua exclusão do mercado. A não exigência legal da divulgação de informações provavelmente pode estar ocultando a real situação de uma empresa, mesmo que os stakeholders tenham um papel fundamental em monitorar e participar da tomada de decisões das empresas. As empresas sabem da real necessidade de serem sustentáveis através da gestão de responsabilidade social corporativa, ou seja, estarem levando bem estar para toda a sociedade, gerando ganhos financeiros, bem como preservar o meio ambiente para que desta forma alcancem o desenvolvimento sustentável e se mantenham integradas dentro de um mercado competitivo futuro.
Abstract With each passing year, the uprising of new companies and the competitiveness among them become more dynamic and complex. These factors obstruct the permanence of such companies in the competitive market, creating, thus, anxieties and doubts about the future. With this awareness, modern companies must be based on maintaining economical, environmental and social balance, i.e., companies must establish sustainable development goals. The objective in this work is to evaluate, identify and describe the importance of sustainable development so that modern companies can keep themselves in a future competitive market. I used as the example the Bunge Brasil company, to illustrate the goals and criteria to be evaluated through sustainability performance indicators. The indicator used in the study was the GRI indicator, since it focuses on the three sustainability dimensions and since it is directed to all stakeholders; where information is public and also because the indicator is currently going through a process of international standardization of reports. I have observed that companies are aware they must be sustainable, and that they are getting ready to maintain themselves in the competitive market. They also know that, if their actions are not correctly carried out, they may be excluded from the market. Not legally requiring the disclosure of information may be the reason why the real situation of a company remains obscure, even if the stakeholders have a fundamental role in monitoring and participating in the companies’ decision-making process. Companies are aware of the real necessity of being sustainable through management of corporate social responsibility, that is, of providing well-being to society, obtaining financial profits as well as preserving the environment in order that they can achieve sustainable development and keep themselves integrated in a future competitive market.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/30624
Arquivos Descrição Formato
000764725.pdf (4.618Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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