Repositório Digital

A- A A+

Avaliando a eficiência das lojas da ECT do Rio Grande do Sul

.

Avaliando a eficiência das lojas da ECT do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliando a eficiência das lojas da ECT do Rio Grande do Sul
Autor Prado, Vaner José do
Orientador Borenstein, Denis
Co-orientador Becker, Joao Luiz
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Avaliação de desempenho
Eficiência : Administração
Tomada de decisão
Resumo É certo afirmar que muitas das organizações têm buscado aperfeiçoar seus processos, melhorar seu desempenho, ampliar seus mercados e principalmente medir seus resultados. O mercado postal, que teve como berço o setor estatal, diante das inúmeras transformações tecnológicas e o processo de globalização, tem conduzido as empresas que exploram o setor a se debaterem na busca de aperfeiçoamento das avaliações de seus desempenhos. As empresas postais do mundo inteiro têm procurado métodos capazes de dar sustentação às suas práticas para garantia e ampliação de seus mercados. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, criada em 1969, configurada com muitas lojas similares em todo o Brasil, que prestam e comercializam um conjunto de produtos e serviços semelhantes, mas que utilizam recursos diversos em intensidade diferente, possui sua atual avaliação de desempenho das lojas centrada em um único fator econômico financeiro, denominado índice de receitas e despesas – R/D. Esse índice não considera fatores que estão sendo utilizados pelas lojas, fora da visão financeira. Nesse ponto, considerada a importância e relevância do tema, é que surge a proposta de avaliar um conjunto de lojas da ECT do Rio Grande do Sul, através de modelagem matemática, utilizando uma técnica denominada data envelopment analysis – DEA (em português, análise envoltória de dados), que possibilita a inclusão de outras variáveis fora da visão econômica. Este trabalho tem como objetivos: (1) definir que variáveis podem ser utilizadas para a avaliação das lojas; (2) definir um conjunto de lojas similares, que executam as mesmas funções e que se diferenciam somente na intensidade da utilização dos recursos; (3) gerar, através da técnica, os resultados que podem ser obtidos a partir dos fatores quantitativos definidos e realizar análise de sensibilidades e (4) propiciar aos administradores um referencial para apoio à decisão. Espera-se que através da utilização da técnica seja possível: (1) identificar fatores que sejam usados de forma distinta nas lojas; (2) identificar que práticas estão sendo utilizadas pelas lojas consideradas eficientes e que podem contribuir para as lojas não eficientes e (3) permitir a participação dos gestores locais na alteração e extensão do modelo levando em conta as características das lojas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3071
Arquivos Descrição Formato
000286591.pdf (1.192Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.