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A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda

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A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda

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Título A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
Autor Goellner, Rene Vilodre
Orientador Jacks, Nilda Aparecida
Data 2007
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Consumo
Jovens
Propaganda
Publicidade
[en] Advertising
[en] Communication
[en] Consumption
[en] Youth
Resumo A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos.
Abstract This study investigates how the relations among the advertising field, consumption practices, and the choosing of undergraduate courses in Advertising are articulated by the students of two schools in the state of Rio Grande do Sul – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), in Porto Alegre, and FACCAT, in Taquara. To this end, the study uses as theoretical basis the sociocultural approach to consumption of Nestor García Canclini (1991, 1993), in a review that includes, among other authors, the theoretical contribution of Pierre Bourdieu (1992, 1994, 1998b) through the concepts of habitus, capital, and field. Addressing the theme through a multi-methodological strategy, the study revealed the elements which are responsible for the choices made by this young population when joining the profession, highlighting the representations built via media consumption, the juvelinization process and the sociocultural conditions to which they are subjected.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/30823
Arquivos Descrição Formato
000639259.pdf (7.874Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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