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A dificuldade da implantação do balanced scorecard a luz da perspectiva financeira

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A dificuldade da implantação do balanced scorecard a luz da perspectiva financeira

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Título A dificuldade da implantação do balanced scorecard a luz da perspectiva financeira
Autor Souza, Fabio Cesar dos Santos
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2010
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Balanced scorecard
Competitividade
Desempenho organizacional
Estrategia empresarial
Gestão estratégica
[en] Balanced scorecard
[en] Business strategy
[en] Goals indicators
[en] Planning
Resumo A dissertação procura demonstrar a contribuição do Balanced Scorecard - BSC para o monitoramento da estratégia empresarial. Passando pela origem e evolução do sistema e o conceito segundo seus criadores Robert S. Kaplan e David P. Norton, que relatam que os sistemas de medição podem ser formados por um conjunto de indicadores que podem avaliar a eficiência e a eficácia do sistema medido. Esta ferramenta gerencial pode auxiliar a gestão estratégica sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos da entidade e do aprendizado e crescimento, oferecendo um processo sistemático para implementar e obter feedback sobre a estratégia utilizada pela entidade, possibilitam ainda o estabelecimento de metas e o seu desdobramento para a análise crítica dos desempenhos, para a tomada de decisões e para o novo ciclo de planejamento onde as organizações realizarem mudanças em suas formas de gerenciar e funcionar através de indicadores desde que saibam escolher bem o que deve ser medido.
Abstract The dissertation seeks to demonstrate the contribution of the Balanced Scorecard - BSC for monitoring the business strategy. Through the origin and evolution of the system and the concept according to its creators Robert S. Kaplan and David P. Norton, who reported that measurement systems can be formed by a set of indicators that can assess the efficiency and effectiveness of the system measured. This management tool can assist in strategic management from four perspectives: financial, customer, internal processes and organization of learning and growth, providing a systematic process to implement and obtain feedback on the strategy used by the entity, yet allow the establishment of goals and its deployment to the critical analysis of performance, for making decisions and for the next planning cycle where organizations make changes in their ways to manage and operate through indicators since they know and choose what should be measured.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/30857
Arquivos Descrição Formato
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