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As expectativas dos usuários e as intenções dos trabalhadores de um centro de atenção psicossocial

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As expectativas dos usuários e as intenções dos trabalhadores de um centro de atenção psicossocial

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Título As expectativas dos usuários e as intenções dos trabalhadores de um centro de atenção psicossocial
Autor Nasi, Cíntia
Orientador Schneider, Jacó Fernando
Data 2011
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Assunto Centro de atenção psicossocial
Enfermagem psiquiátrica
Reforma dos serviços de saúde
Saúde mental
Serviços de saúde mental
[en] Enfermería psiquiátrica
[en] Health care reform
[en] Mental health
[en] Mental health services
[en] Psychiatric nursing
[en] Reforma de la atención de salud
[en] Salud mental
[en] Servicios de salud mental
Resumo Com o processo da reforma psiquiátrica brasileira começam a ocorrer transformações do modelo assistencial em saúde mental, passando de uma abordagem voltada apenas para a doença, para outra que considera a existência de sujeitos com diversas necessidades e potencialidades. Nesse processo de mudanças faz-se importante a criação de uma rede de serviços que atuem conforme a lógica da atenção psicossocial aos usuários de forma singular, promovendo a autonomia e a reinserção social destes. Dentre esses serviços, é possível citar os Centros de Atenção Psicossocial. Este estudo possui o objetivo geral de discutir a relação social entre trabalhadores que atuam no CAPS e o usuário do serviço. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem fenomenológica, com a utilização do referencial de Alfred Schutz. Este estudo foi realizado em um Centro de Atenção Psicossocial, localizado no município de Chapecó, no estado de Santa Catarina. Os sujeitos do estudo constituíram-se em 14 trabalhadores e 14 usuários deste CAPS. A coleta das informações foi realizada por meio de entrevista fenomenológica com os participantes do estudo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2011. As categorias que expressam as expectativas dos usuários quanto às ações dos trabalhadores do serviço relacionam-se com a espera pela sua melhora, com a expectativa de melhorias no serviço e pela expectativa de atenção dos trabalhadores do CAPS. Quanto aos trabalhadores, estes expressam a intencionalidade das suas ações em promover a autonomia e a qualidade de vida dos usuários; e na intenção de que ocorram melhorias na administração pública, no sentido de melhorar a atenção aos usuários do serviço. A partir da análise das expectativas dos usuários e das intenções dos trabalhadores quanto às ações no CAPS identificou-se convergências especialmente quanto à melhora dos usuários e quanto a melhorias no serviço público. A relação social estabelecida entre usuários e trabalhadores demonstrou ser permeada pela atenção psicossocial que os trabalhadores desenvolvem no serviço, pela expressão de que os usuários podem obter ajuda dos trabalhadores, pela relação de confiança e vínculo que vai sendo construída no cotidiano do serviço. Assim, é preciso que nos serviços de saúde mental a relação social entre usuários e trabalhadores esteja voltada para as necessidades de saúde dos usuários e para maneiras de melhor intervir sobre elas.
Abstract With the process of psychiatric reform, it begins to happen changes in the mental health care model, from an approach focused only in the illness, to other one, that considers the existence of the subjects themselves, with its various needs and potentialities. In this process of changes, it is important to create a network of services capable to act according to the psychosocial logic of attention to the user in a singular form, promoting their autonomy and social reinsertion. Among these services, it is possible to quote the Psychosocial Care Center (CAPS). The present study aims to discuss the social relation between the workers that act in a CAPS and the users of the service. It is a qualitative research, with a phenomenological approach, according to Alfred Schutz's referential. The study was carried out in a CAPS in Chapecó City, Santa Catarina State, Brazil. Actors of the study were 14 workers and 14 users of the CAPS. Data collection was realized with phenomenological interview, between January and February 2011. The categories that express the expectations of the users regarding the actions of the service’s workers are related to the wait for improving, to the expectation for improvements in the service and to the expectation of the worker’s attention. As for the workers, they express the intentionality of their actions in promoting the users’ autonomy and quality of life; as well as the intentionality that occur improvements in the public administration, in order to improve the attention to the users of the CAPS. From the analysis of the expectations of the users and the intentionality of the workers related to the actions in the CAPS, it were identified convergences especially regarding the improvement of the users and the public service. The social relation established between users and workers has shown to be permeated by psychosocial attention that the workers develop in the service, by the expression that users can obtain help from the workers, by the trust relation and the establishment of bonds that are constructed in the quotidian of the service. Thus, it is necessary that in the mental health services, the social relation between users and workers be focused on the health needs of the users and in the better manners of intervening upon them.
Resumen Con el proceso de la reforma psiquiátrica brasileña, transformaciones del modelo de atención en salud mental comenzaron a ocurrir, pasando de un abordaje basado únicamente para la enfermedad a otra que considera la existencia de sujetos con distintas necesidades y potenciales. En ese proceso de cambios, es importante la creación de una red de servicios que actúen de acuerdo con la lógica de la atención psicosocial a los usuarios de manera singular, con la promoción de su autonomía y de su reinserción social. Entre esos servicios, es posible mencionar los Centros de Atención Psicosocial (CAPS). Este estudio tiene por objetivo general la discusión de la relación social entre trabajadores que actúan en el CAPS y los usuarios del servicio. Se trata de una investigación de naturaleza cuantitativa, de abordaje fenomenológico, con el uso del referencial de Alfred Schutz. Se realizó este estudio en un CAPS ubicado en el Municipio de Chapecó, en el Estado de Santa Catarina. Los objetos del estudio son 14 trabajadores y 14 usuarios del CAPS. El recogido de las informaciones se realizó a través de entrevista fenomenológica con los participantes del estudio, en los meses de enero y febrero de 2011. Las categorías que expresan las expectativas de los usuarios en cuanto a las acciones de los trabajadores del servicio se relacionan con la espera por su mejora, con la expectativa de mejora en el servicio y por la expectativa de atención de los trabajadores del CAPS. En lo que se refiere a los trabajadores, éstos expresaron la intención de sus acciones en promover la autonomía y la calidad de vida de los usuarios; y en la intención de que haya mejoras en la administración pública, en el sentido de desarrollar la atención a los usuarios del servicio. A partir del análisis de las expectativas de los usuarios y de las intenciones de los trabajadores en relación a las acciones en el CAPS, se identificó convergencias especialmente en cuanto a la mejora de los usuarios y en el servicio público. La relación establecida entre usuarios y trabajadores demostró ser permeada por la atención psicosocial que los trabajadores desarrollan en el servicio, por la expresión de que los usuarios pueden obtener ayuda de los trabajadores, por la relación de confianza y vínculo que se construye en el cotidiano del servicio. Así, es necesario que en los servicios de salud metal la relación social entre usuarios y trabajadores esté dirigida a las necesidades de salud de los usuarios y a maneras de mejor intervenir sobre ellas.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/31128
Arquivos Descrição Formato
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