Repositório Digital

A- A A+

Fontes de informação para a cadeia produtiva da música

.

Fontes de informação para a cadeia produtiva da música

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fontes de informação para a cadeia produtiva da música
Autor Tedesco, Felipe Chagas
Orientador Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
Co-orientador Santos, Jussara Pereira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Fontes de informação
Música
[en] Information sources
[en] Music
[en] Music business
[en] Music industry
[en] Production chain
Resumo Aborda a cadeia produtiva da música visando à compilação de fontes de informação que possam ser úteis aos profissionais do segmento da produção de música gravada, almejando uma qualificação deste elo dentro da cadeia. Estudo exploratório qualitativo que utiliza a pesquisa documental para analisar e avaliar as fontes de informação levantadas. Aprofunda a descrição e análise de algumas fontes de informação fazendo uma apresentação seletiva daquelas entendidas como mais relevantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva da música. Faz um levantamento teórico acerca da informação e conhecimento, fontes de informação, fontes de informação na Internet, mercado da música e cadeias produtivas. Elenca fontes de informação institucionais, documentais, pessoais e fontes de informação em eventos. Para avaliação das fontes de informação na Internet são utilizados os índices de Tomaél, Alcará e Silva (2008). A indústria fonográfica passa por uma reestruturação em seus métodos e mercados e é necessária uma nova visão para que os agentes envolvidos possam garantir uma vantagem competitiva dentro de nichos específicos. Neste cenário, as iniciativas independentes estão ganhando força dentro do mercado da música brasileira por meio de ações sociais e de políticas públicas. Conclui que o Brasil empreende diversas iniciativas no mercado e goza de representatividade internacional em atividades relacionadas à música. Aponta, ainda, que uma gestão eficaz de serviços informacionais proporcionará uma melhor qualificação da cadeia produtiva da música.
Abstract Covers the production chain in order to track the collection of information sources that might be useful to professionals in the production of recorded music, aiming for a qualification of this link in the chain. An exploratory qualitative study that uses archival research to analyze and evaluate information sources raised. Deepens the description and analysis of information sources by doing a selective presentation of those seen as most relevant to the development of the productive chain of the music. It makes a theoretical survey on information and knowledge, information sources, information sources on the Internet music market and supply chains. It lists institutional information sources, documentary and personal sources of information on events. For the evaluation of information sources on the Internet are used Tomaél, Alcará e Silva (2008). The music industry is going through a restructuring in its methods and markets, and we need a new vision for the players concerned to ensure a competitive advantage in specific niches. In this scenario, independent initiatives are gaining traction within the market of Brazilian music through social action and public policy. Concludes that Brazil has undertaken several initiatives in the market and enjoys international representation in activities related to music. Also points out that effective management of information services will provide a better qualification of the productive chain of the music.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31145
Arquivos Descrição Formato
000782364.pdf (760.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.