Repositório Digital

A- A A+

Telecentros comunitários espaços de inclusão digital em Porto Alegre, RS

.

Telecentros comunitários espaços de inclusão digital em Porto Alegre, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Telecentros comunitários espaços de inclusão digital em Porto Alegre, RS
Autor Bernardes, Everson Luiz
Orientador Flores, Helen Rose Flores de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Inclusão digital
Telecentros comunitários
[es] Inclusión digital
[es] Tecnologias de la información y de la comunicación
[es] Telecentro comunitário da Vila Inga
[es] Telecentro comunitário Lupicínio Rodrigues
[es] Telecentro comunitário mercado público
Resumo Analisa a atuação dos três Telecentros comunitários: Telecento Comunitário Lupicínio Rodrigues, Telecentro Comunitário Mercado Público e Telecentro Comunitário da Vila Ingá, frente as Tecnologias da Informação e Comunicação, sobretudo, a Internet. Verifica quais as estratégias utilizadas nestes locais a fim de que eles possam atender as exigências dessas Tecnologias, e identifica quais as atividades desenvolvidas nestes espaços e de que modo estas atividades contribuem para a inclusão digital do público atendido nestes locais. Aborda em sua revisão de literatura conceitos referentes aos telecentros comunitários, a importância da busca da inclusão digital e a necessária contribuição dos telecentros comunitários neste processo de democratização de acesso as Tecnologias da Comunicação e da Informação. Estudo embasado em uma pesquisa qualitativa, realizada sob a forma de estudo exploratório utiliza o questionário, como instrumento de coleta de dados.
Resumen Analisa la actuación de los três Telecentros comunitário: Telecentro Comunitario Lupicínio Rodrigues, Telecentro Comunitario Mercado Público y Telecentro Comunitario de la Vila Ingá, frente a las Tecnologias de la Información y Comunicación, sobretoda, la Internet. Verifica las estratégias utilizadas en estos locales de modo que ellos puedan atender las exigências de esas Tecnologias, e identifica las actividades desarrolladas en esos espacios y de que modo estas actividades contribuyen para la inclusión digital del público atendido en estos locales. Aborada en su revisión de literatura conceptos referentes a telecentro comunitário, la importância de busca de inclusión digital y la necesaria contribuición de los telecentros comunitários en este proceso de democratización de acceso a las Tecnologias de Comunicación y de la Información. Cuanto a los procedimientos metodológicos, se trata de una investigación calitativa, realizada en la forma de un estúdio exploratório y de estúdio de caso. É utilizado el cuestionário como instrumento de colecta de datos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31146
Arquivos Descrição Formato
000782371.pdf (1.482Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.