Repositório Digital

A- A A+

Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms

.

Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
Autor Michel, Luciane
Orientador Flores, Helen Rose Flores de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Bibliotecário
Competência informacional
[en] Activities
[en] Information literacy
[en] School library
Resumo Destaca conceitos relacionados à Biblioteca Escolar, seu surgimento no Brasil e funções na atualidade. Discorre também sobre o papel do bibliotecário e sua postura frente ás demandas na Biblioteca Escolar. Descreve o estudo de caso realizado na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, cujas atividades desen-volvidas ao longo de 3 semanas promoveram o desenvolvimento de competência informacional, com os alunos novos matriculados em 2011, com idades entre 7 e 10 anos. Foram realizadas entrevistas com os alunos, antes e após a execução das atividades. A metodologia da pesquisa foi quantitativa. Verificou-se que a execução das atividades dirigidas na biblioteca da escola favorece o desenvolvimento da com-petência informacional para esta faixa etária.
Abstract Emphasizes concepts related to school library, its appearance and functions in Brazil today. Also discusses the role of the librarian and their ra-Postu meet the demands in the school library. Describes the case study children's library in the Center for School Pastor Dohms, whose activities over 3 weeks promoted the development of information literacy, with new students enrolled in 2011, with age-ties between 7 and 10 years. Interviews were conducted with students before and after the implementation of activities. The research methodology was quantitative. It was found that the implementation of activities directed at the school library fosters the deve lopment of information literacy for this age group.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31149
Arquivos Descrição Formato
000782661.pdf (726.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.