Repositório Digital

A- A A+

"Os verendos restos da sublime geração farroupilha, que andei a recolher de entre o pó das idades" : uma história arquivística da Coleção Varela.

.

"Os verendos restos da sublime geração farroupilha, que andei a recolher de entre o pó das idades" : uma história arquivística da Coleção Varela.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Os verendos restos da sublime geração farroupilha, que andei a recolher de entre o pó das idades" : uma história arquivística da Coleção Varela.
Autor Arce, Ana Ines
Orientador Giovanaz, Marlise Maria
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Arquivística
Arquivo histórico
Arquivo privado
[es] Archivos históricos
[es] Archivos privados
[es] Colección varela
[es] Historia archivística
[es] Patrimonio documental
Resumo Este trabalho estuda a trajetória da Coleção Varela, atualmente custodiada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, desde a produção da documentação de seu núcleo inicial, durante a Revolução Farroupilha (1835-1845) até seu ingresso na referida Instituição (1936). Analisa a formação inicial desse acervo e as circunstâncias que levaram à sua preservação, por Domingos José de Almeida, destacado líder farroupilha, examinando a utilização e a ampliação desse conjunto documental. Trata da passagem desse acervo para a guarda de Alfredo Varela, discutindo o seu uso e os acréscimos feitos durante a custódia desse historiador e colecionador. Aborda a conjuntura institucional do período de Comemoração do Centenário Farroupilha, marco no qual se deu a transferência desse arquivo para o Museu Júlio de Castilhos e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Analisa as negociações que envolveram essa doação e tece comentários sobre a trajetória desse acervo dentro da Instituição referida. Reflete acerca da problemática da constituição dos acervos privados e públicos, propondo uma abordagem interdisciplinar entre a Arquivologia e a História. Avalia o papel do arquivista como agente importante no processo de formação da memória social.
Resumen Este trabajo estudia la trayectoria de la Colección Varela actualmente custodiada por el Archivo Histórico de Rio Grande do Sul, desde la producción de la documentación de su núcleo inicial, durante la “Revolução Farroupilha” (1835-1845) hasta su ingreso en la referida Institución (1936). Analiza la formación inicial de ese acervo y las circunstancias que acarrearon su preservación por Domingos José de Almeida, destacado lider “farroupilha”, y examina el uso y la ampliación de ese conjunto documental. Trata del pasaje de ese acervo para la custodia de Alfredo Varela, y discute su utilización y las incorporaciones ocurridas bajo el cuidado de ese historiador y coleccionador. Describe la coyuntura institucional del período de Conmemoración del “Centenário Farroupilha”, marco en el cual se dio la transferencia de ese archivo para el Museo Júlio de Castilhos y Archivo Histórico de Rio Grande do Sul. Analiza las negociaciones que cercaron esa donación y traza comentarios sobre la trayectoria de ese acervo dentro de la Institución referida. Hace una reflexión sobre la problemática de la constitución de los acervos privados y públicos y propone un planteo interdisciplinario entre Archivología e Historia. Evalúa el papel del archivólogo como importante agente en el proceso de formación de la memoria social.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31151
Arquivos Descrição Formato
000782675.pdf (699.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.