Repositório Digital

A- A A+

Arquivos, memória e justiça : gestão documental e preservação de acervos judiciais no Rio Grande do Sul

.

Arquivos, memória e justiça : gestão documental e preservação de acervos judiciais no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arquivos, memória e justiça : gestão documental e preservação de acervos judiciais no Rio Grande do Sul
Autor Pereira, Fernanda Cheiran
Orientador Enríquez Vivar, Jorge Eduardo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Documento : Preservação
Gestão de documentos
[es] Acceso
[es] Conservación de documentos
[es] Disponibilidad
[es] Gestión de documentos
[es] Justiça Federal
[es] Seção judiciária do Rio Grande do Sul
[es] Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Resumo Este trabalho analisa o acesso, a disponibilização e a socialização do acervo judicial no Rio Grande do Sul através da comparação entre as políticas adotadas para a gestão e a preservação documental do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) e da Justiça Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (JFRS). Apresenta uma revisão de literatura sobre arquivologia, administração, gestão, arquivística integrada, gestão documental e preservação de documentos. Utiliza metodologia qualitativa, baseada na análise comparativa. Adota a técnica de entrevista, pois tem como objeto de estudo a Justiça Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Sul e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Apresenta os dados qualitativos sobre as Instituições através da análise dos dados obtidos na entrevista e os relaciona com o conhecimento teórico que foi desenvolvido. Considera a política de gestão documental como uma ferramenta aliada da administração, pois esta política aplica procedimentos metodológicos para respaldar as ações e as atividades das referidas Instituições, assim como auxilia na disponibilização da informação para os usuários do Poder Judiciário. A preservação dos documentas judiciais, garante o acesso e a disponibilização dos acervos do TJRS e da JFRS para a pesquisa histórica, devido ao fato desses arquivos representarem uma parte importante do patrimônio histórico e cultural do nosso Estado.
Resumen Este estudio examina el acceso, la disponibilidad y la socialización del acervo judicial en Rio Grande do Sul, mediante la comparación de las políticas para la gestión y conservación de los documentos del Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) y la “Justiça Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Sul” (JFRS). Presenta una revisión de la literatura en la Ciencia Archivística, Administración, Gestión, Archivística Integrada, Gestión de Documentos y la conservación de documentos. Utiliza la metodología cualitativa basada en el análisis comparativo. Adopta la técnica de la entrevista, porque tiene como objeto de estudio la “Justiça Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Sul” y el “Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul”. Presenta datos cualitativos sobre las Instituciones a través del análisis de las informaciones obtenidas en entrevista y los relaciona a los conocimientos teóricos desarrollados. Considera la política de Gestión de Documentos como una herramienta aliada a la administración, pues tal política aplica procedimientos metodológicos que respaldan las acciones y las actividades de las referidas Instituciones, además de ayudar a poner a disposición la información para los usuarios del Poder Judiciario. La preservación de documentos judiciales, garantiza el acceso y la disponibilidad de las colecciones de TJRS y JFRS para la investigación histórica, ya que, tales archivos son una parte importante del patrimonio histórico y cultural de nuestro Estado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31152
Arquivos Descrição Formato
000782676.pdf (5.018Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.