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Tendências temáticas da revista em questão : 2003-2010

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Tendências temáticas da revista em questão : 2003-2010

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Estatísticas

Título Tendências temáticas da revista em questão : 2003-2010
Autor Castro, Ceres Nascimento de
Orientador Laipelt, Rita do Carmo Ferreira
Co-orientador Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliometria
Cientometria
Em Questão (Revista)
[en] Bibliometrics
[en] Keywords
[en] Magazine Em Questão
[en] Scientometrics
[en] Thematic analysis
Resumo Realiza análise temática de 190 trabalhos publicados na Revista Em Questão no período de 2003-2010, por meio de técnicas da Cientometria e da Bibliometria. Do universo de 190 publicações identificou-se a distinção da revista na área da Comunicação com 122 publicações e, 68 da Ciência da Informação. Apresenta as temáticas mais abordadas no universo de 455 palavras da Comunicação tais como: Jornalismo com 5,7%; Televisão com 3,7%, Mídia e Imagem com 3%. Do universo das 270 palavras da área da Ciência da Informação, foram verificadas as concentrações temáticas, das seguintes palavras: Comunicação Científica com 2,7%; Memória e Gestão com 1,9% e Patrimônio com 1,1%. Utilizou-se as linhas de pesquisa dos Grupos de Trabalho (GT) da COMPÓS para categorizar as palavras-chaves da área da Comunicação. As palavras que obtiveram frequência na área da Comunicação foram: Jornalismo foi a temática mais incidente na linha de pesquisa do GT Estudos de Jornalismo representando 40% das temáticas desta linha de pesquisa; Imagem foi a segunda temática mais incidente na linha de pesquisa do GT Imagem e Imaginários Midiáticos representando 52% das temáticas desta linha de pesquisa; Televisão foi a temática mais incidente na linha de pesquisa do GT Estudos de Televisão representando 77% das temáticas desta linha de pesquisa; Mídia foi a temática mais incidente na linha de pesquisa do GT Cultura das Mídias representando 30% das temáticas desta linha de pesquisa. Utilizou-se as linhas de pesquisa dos Grupos de Trabalho do ENANCIB para a área da Ciência da Informação. As palavras que obtiveram frequência na área da Ciência da Informação foram: Comunicação Científica foi a temática mais incidente na linha de pesquisa do GT-Produção e Comunicação da Informação em CT&I representando 13% das temáticas desta linha de pesquisa; Memória foi a temática mais incidente na linha de pesquisa do GT Informação e Memória, representando 19% das temáticas desta linha de pesquisa; Gestão foi a temática mais incidente na linha de pesquisa do GT 4 Gestão da Informação, representando 28% das temáticas desta linha de pesquisa e Patrimônio foi a temática mais incidente na linha de pesquisa do GT Museu, Patrimônio e Informação representando 75% das temáticas nesta linha de pesquisa. Identificou-se poucas publicações da revista nas linhas temáticas: Museu, Patrimônio e Informação na área da Ciência da Informação, na área da Comunicação as temáticas referentes a: Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiáticos e Práticas Interacionais e linguagem na comunicação. Sugere a realização de outro estudo com as publicações da Revista Em Questão anteriores ao período estudado nesta pesquisa, para completar a evolução das temáticas estudadas na revista; a realização de estudos terminológicos na área da Comunicação. E também a realização de uma Norma específica para a determinação das Palavras-Chave e divulgação da revista, incentivando a publicação de estudos com as temáticas, as quais observou-se a carência de publicações nas edições da revista no período analisado.
Abstract It conducts a thematic analysis of 190 studies published in the magazine “Em Questão” during 2003-2010, using techniques of Scientometrics and Bibliometrics. In this universe of 190 publications it was identified that 122 publications belong to the field of Communication and 68 publications belong to the field of Information Science. It presents the most addressed thematic in the universe of 455 words from the Communication field such as: Journalism with 5.7%; Television with 3.7%, Media and Image with 3%. From the universe of 270 words from the field of Information Science, it was verified the thematic concentrations by the respective words: Scientific Communication with 2.7%, and Memory and Management with 1,9% and Heritage with 1.1%. It was used the research lines of the Working Groups (WG) of “COMPÓS” to classify the words in the field of Communication. It was obtained the following results for each WG: Journalism with 40% of the categorized themes in the WG Journalism Studies; Image with 52% of the categorized themes in the WG Image and Imaginaries of Media Culture; Television with 77% of the categorized themes in the WG Television Studies; Media with 30% of the categorized themes in the WG Culture of Media. It was used the research lines of the Working Groups of “ENANCIB” to the field of Information Science. The results for each WG were: Scientific Communication with 13% of the categorized themes in the WG 7 GT Production and Communication of Information in CT&I; Memory with 19% of the categorized themes in the WG Information and Memory; Management with 28% of the categorized subjects in the WG 4 Information Management and in the Knowledge in the Organizations and Heritage with 75% of the categorized themes in the WG 9 Museum, Heritage and Information. No publications were identified in the magazine about the themes: Museum, Heritage and Information in the field of Information Science, in the field of Communication the themes referent to: Reception: processes of interpretation, use and consumption of media and Interactional Practices in language in the communication. It suggests the conduct of another study with the publications of the magazine “Em Questão” before the period studied in this research, to complete the development of these themes, and the making of terminology studies in the field of communication. It also suggests the creation of a specific rule for determining Keywords and to publicize the magazine, encouraging the publication of studies with themes in which it was observed the lack of publications in the editions from the analyzed period.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31154
Arquivos Descrição Formato
000782664.pdf (590.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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