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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorDanesi, Luiz Carlospt_BR
dc.date.accessioned2011-08-20T06:06:15Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31232pt_BR
dc.description.abstractEste estudo refere-se à logística e transporte. Logística empresarial compreende todas as atividades envolvidas na movimentação de produtos e informações. O método "Delphi" foi a técnica utilizada neste trabalho de pesquisa para prever o nível de serviço logístico desejado no transporte rodoviário internacional de produtos industrializados entre o Rio Grande do Sul e Argentina. O ponto principal de abordagem da peSquisa foi o serviço ao cliente nas operações de logística, baseado no relacionamento entre os participantes do canal de marketing no ambiente de transporte. Depois de construir-se uma ferramenta teórica, baseando-se nas referências bibliográficas, dois diferentes tipos de pesquisa foram realizados. O primeiro foi exploratório e investigou o nível corrente do serviço logístico; o outro foi prospectivo, baseado no método qualitativo "Delphi" de previsões. A primeira parte da pesquisa foi desenvolvida com 50 profissionais de transporte e comércio exterior que ocupavam cargos em companhias ligadas à atividade de transporte, como embarcadores, consignatários, transportadores, intermediários de mercado, transitários e consultores. Eles foram convidados a responder um questionário da parte exploratória da pesquisa. O índice de retorno obtido foi de 84%, totalizando-se a participação de 42 profissionais. Num segundo momento, 12 profissionais foram selecionados entre os participantes do estudo exploratório e convidados a participar dos "rounds" da pesquisa prospectiva. Somente oito participantes permaneceram nos segundo e terceiro "rounds". Em ambas as partes do estudo os dados foram coletados através de contatos pessoais. Os resultados do estudo foram analisados, bem como comentados, no capítulo referente à conclusão. Esses resultados, especialmente aqueles que foram originados do método "Delphi", são auto-interpretáveis, trazendo em seu bojo suas próprias conclusões. Entretanto, dez recomendações consideradas pertinentes foram acrescentadas ao final da conclusão.pt_BR
dc.description.abstractThis study is concerned with logistics and transportation. Business logistics comprises ali the activities involved in moving products and related information. Transportation is one of the most visible elements of logistics in the movement of products from a source location to a final destination. This research work was based on the "Delphi" method, a technique used here to forecast the levei of logistic service required in the international motor carriers roadway transportation of general cargos between Rio Grande do Sul and Argentina. The core point of this research was a customer service approach in the logistic operations, besed on the relationship between the participants of marketing chanel in the transportation environment. After the construction of a theorical frame based on bibliographical references, two different kinds of research were pursued. The first one was exploratory and investigated the current levei of logistic service and the other was prospective, based on the "Dephi" qualitative method of forecasting. The firts part of the research was carried out with 50 professionals of transportation and foreign trade, who were in charge of companies linked to transportation activities, such as shipers, consignees, carriers, sales middlemen, forwarders and advisors. They were asked to answer a questionnaire on the exploratory part of the research. A reply index of 84% was obtained in the latter, amounting to 42 professionals, who became the objects of this research. In the next step, 12 professionals werw selected amomg the participants of exploratory study, and invited to participate of the rounds in the propective research. Only eight participants remained at the second and the third final rounds. In both parts of the study, the research data were collected through personal interviews. The findings of the study were analysed, as well as commented, in the conclusions. These findings, specially the ones which originated from the "Delphi" method, were self-evident, expressing in themselves their own conclusions. Therefore, ten recommendations considered pertaining were added to the final part of this report.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLogística : Marketing de relacionamento : Transporte rodoviario : Carga : Comercio internacional : RS : Argentinapt_BR
dc.titleNível de serviços logísticos no transporte rodoviário internacional de produtos industrializados entre Rio Grande do Sul e Argentinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000123647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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