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O papel do médio-escalão de uma máquina burocrática na implementação de estratégias de marketing

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O papel do médio-escalão de uma máquina burocrática na implementação de estratégias de marketing

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Título O papel do médio-escalão de uma máquina burocrática na implementação de estratégias de marketing
Autor Amaro, Luiz Eduardo da Silva
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 1996
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Marketing : Organizacao : Estrategia : Gerente : Estudo de caso : Banco do Brasil
Resumo Esta pesquisa teve, como objetivo, levantar hipóteses sobre a capacidade e o envolvimento do médio-escalão (gerentes de agência) do Banco do Brasil em implementar uma estratégia mercadológica formulada pelo ápice da organização. Participaram do trabalho nove gerentes de agência do Banco do Brasil em Porto Alegre e um gerente da Superintendência Estadual do banco no Rio Grande do Sul. Os participantes foram entrevistados pelo autor da dissertação sobre questões envolvendo suas visões da estrutura e do processo estratégico da empresa em que trabalham e seus sistemas - procedimentos formais e informais - adotados no dia-a-dia, com vistas à implementação da estratégia analisada. Os resultados mostraram que, apesar de algumas relações feitas entre suas ações e os procedimentos gerenciais esperados pela cúpula da organização, os gerentes ignoraram a estratégia porque, em primeiro lugar, esta foi mal formulada, dadas as peculiaridades da configuração organizacional apresentada pelo Banco do Brasil. Em segundo lugar, porque o órgão formulador não soube granjear o devido apoio e comprometimento do médio-escalão à estratégia, sendo incapaz de transformar suas intenções em um plano de toda a organização.
Abstract This research intended to rise hypothesis about the capacity and the involvement of the medium-level of Banco do Brasil (managers of its branches) to implement a marketing strategy concepted by the apex of the organization. Nine managers of branches in Porto Alegre and one manager of the regional division at the state of Rio Grande do Sul took part in the work. Those participants were interviewed by the author of this research about questions involving their visions of the structure and of the strategy process of the company to whom they work and the systems - formal and informal procedures - adopted day by day by Banco do Brasil. The results show that, in spite of some relations between their actions and the managerial behavior expected by the apex of the organization, the managers underrated the strategy because, first, it was badly formulated, considering the aspects of the organizational configuration presented by Banco do Brasil. In second place, the strategy was ignored because the division at the apex responsible for its formulation did not know how to get the support and the responsiveness of the medium-level to the strategy, being incapable to transform the intention of the apex of the Banco do Brasil in a whole organization plan.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/31234
Arquivos Descrição Formato
000204248.pdf (6.326Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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