Repositório Digital

A- A A+

A relação entre percepções e comunicação interna em organizações em mudança

.

A relação entre percepções e comunicação interna em organizações em mudança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação entre percepções e comunicação interna em organizações em mudança
Autor Fonseca, Ana Maria Eiroa da
Orientador Fracasso, Edi Madalena
Data 1991
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração
Administração pública : Rio Grande do Sul
Comunicação
Comunicação interna
Empresas : Fusao
Mudança organizacional
Percepção
Resumo Em duas organizações públicas, que posteriormente foram fundidas em uma só, são analisadas as relações entre: as percepções dos chefes sobre suas organizações e sobre a fusão; e o processo de comunicação interna na organização resultante Com apoio teórico na literatura de percepção, comunicação e mudança organizacional, esta pesquisa exploratória buscou detectar idéias e hipóteses que poderão ser verificadas em estudos posteriores. A coleta de dados foi desenvolvida em dois momentos,com diferentes técnicas. Antes da fusão, através de questionários, foram coletados dados relativos às percepções dos chefes. Após a fusão, através da observação participante, foram coletados dados sobre o processo de comunicação. A análise das percepções e do processo de comunicação permitiu constatar relações como: a percepção de objetivos comuns facilitou a comunicação enquanto a percepção de problemas relacionados a poder e à integração dificultou. Os conflitos não solucionados antes da fusão, agravaram-se na nova organização, originando barreiras de comunicação, como Informações distorcidas, restritas e censuradas. O estudo mostra que em épocas de mudança, as peculiaridades de cada organização são reforçadas pela forma como os Indivíduos envolvidos encaram as transformações e como delas participam. Portanto, não existe uma fórmula única que permita estabelecer a melhor estratégia de comunicação, ampla ou restrita, para enfrentar as transformações. O estudo encerra-se com hipóteses e recomendações para serem questionadas, avaliadas e verificadas em outras situações de mudança organizacional.
Abstract In two public organizations which were to be merged, this study analyses the relationships between: the perceptlons of the organization heads about their own organizations and about the future merging, were analysed as well the resulting Internai communication process In the new organization. Using a theoretIcal framework based on the literature about perception, communication and organizational change, this exploratory study alms to raise issues and hypotheses to be verlfled in future studies. Data collectlon was made In two moments, with dlfferent technIques. Before the merging, questIonnaires were applIed to the heads In order to collect their perceptions. After the merging, through participant—observatIon, the data about the communication process was collected. The analyses of perceptions and the communication process allowed the IdentlficatIon of relatlons such as the followlng: the perceptIon of common organIzatIonal objectives facilltated the communication, while the perception of problems related to power and to integration made the communication more difficult. Unresolved conflicts identfled before the merging were asso present In the new organization thus resulting in communication barriers such as dlstorted, restrIcted and censored Information. The study shows that while undergoIng through mergIng process the pecullarltles of each organization are relnforced by the perceptIons of the Individuais Involved and by the degree of their partIcIpatIon In the process. Therefore, there Is not one communIcatIon strategy suitable to ali organIzatIons. The study ends by presenting a set of hypotheses and recommendatIons to be questloned, evaluated and tested In other sltuatIons of organIzatIonal change.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/31280
Arquivos Descrição Formato
000114160.pdf (5.119Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.