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A congruência entre estratégias competitivas e estratégias de comunicação

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A congruência entre estratégias competitivas e estratégias de comunicação

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Título A congruência entre estratégias competitivas e estratégias de comunicação
Autor Rodrigues, Alziro Cesar de Morais
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 1991
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Comunicacao : Empresas
Estratégia competitiva
Industria de vinhos
Indústria moveleira
Marketing
Viticultura
Resumo Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou analisar o relacionamento entre as estratégias competitivas e as estratégias de comunicação adotadas por empresas do Rio Grande do Sul. Enfocando o setor moveleiro, no seu segmento de copas e cozinhas, e o setor vinícola, no seu segmento de vinhos finos, esta dissertação examina o aspecto da congruência entre esses dois tipos de estratégias e o seu reflexo no desempenho empresarial. Representando a continuidade dos estudos desenvolvidos sobre o tema, esta pesquisa busca, como principal objetivo, verificar, na prática, as conclusões teóricas do Referencial de Congruência entre Estratégias Competitivas e Estratégias de Comunicação elaborado por Karsaklian ê Rodrigues (1990). Buscaram-se respostas para o questionamento básico que orientou este estudo: numa determinada indústria, ou segmento industrial, as empresas mais representativas, com melhor desempenho concorrencial, apresentam congruência entre suas estratégias competitivas e estratégias de comunicação, de acordo com o referencial citado? A amostra do estudo foi constituída pelas seis empresas mais representativas da indústria moveleira e da indústria vinícola do RS, com atuação nos segmentos referidos, e suas respectivas agências de publicidade, totalizando 24 unidades de análise. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais em profundidade, orientadas por questionário com perguntas abertas, abordando aspectos essenciais de cada estratégia enfocada. No caso das empresas, o questionário foi submetido ao principal executivo responsável pelas decisaes estratégicas. Nas agências, foi respondido pela pessoa encarregada do atendimento da conta. Os resultados obtidos com esta pesquisa permitem não só a análise da questão de acordo com o objetivo enfocado, mas, também, uma avaliação do relacionamento empresas-agências, sob o ponto de vista da percepção que estas têm da proposta competitiva das primeiras. Deve ser salientado, ainda, que este estudo proporciona uma visão compreensiva, embora parcial, de dois importantes setores industriais gaúchos.
Abstract This dissertation presents the results of a research that was developed in order to analyse the relationship between the competitive strategies and the communication strategies adopted by enterprises of Rio Grande do Sul. Focusing the furniture industry, on its segment of kitchens and dining rooms, and the wine industry, on its segment of fine wines, this dissertation examines the aspect of the congruence between these two kinds o+ strategies and its impact on the business Performance. This research represents the evolution of the studies that are being developed about that subject and has, as its principal objective, to verify, in reality, the theoretical conclusions of the Referential of Congruence between Competitive Strategies and Communication Strategies presented by Karsaklian & Rodrigues (1990). The basic question that had guided this surveY can be summarized by this statement: in a certain industry, or industrial segment, the MOTO representativo enterprises, with the best market performance, have congruence among their competitive strategies and their communication strategies, according to the referential cited? The sample of the study comprised the six more representative enterprises of the furniture industry and of the wine industry of RS, that compete in the referred segments, and their respectives advertising agencies, totalizing 24 analysis elements. The data were gathered by individual interviews, using a questionnaire with opened questions, that had envolved essential aspects of each strategy. In the case of enterprises, the questionnaire was submitted tc the principal executive with responsability for the strategic dezisions of each enterprise. In the ad agencies, the questionnaire was answered by the person in charge to attend the count. Besides the analysis of the subject according to the objective focused, the final results of this research eive an opportunity to an examination of the relationship enterprises-ad agencies, considering the perception that the second has of the competitive proposal of the first one. Moreover, this survey gives to us a comprehensive overview, although restricted, of two important "gaucho" industrial sectors.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/31344
Arquivos Descrição Formato
000115481.pdf (2.720Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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