Repositório Digital

A- A A+

Ideologia, cultura e clima organizacionais : um estudo exploratório em organizações de naturezas diferentes

.

Ideologia, cultura e clima organizacionais : um estudo exploratório em organizações de naturezas diferentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ideologia, cultura e clima organizacionais : um estudo exploratório em organizações de naturezas diferentes
Autor Sausen, Jorge Oneide
Orientador Handel, Carmen Catarina Silva
Data 1991
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração de empresas
Clima organizacional
Cultura organizacional
Ideologia
Recursos humanos
Resumo Este estudo caracteriza-se como exploratório, tendo sido realizado em quatro organizações de naturezas diferentes com o objetivo de identificar a ideologia, a cultura e o clima organizacionais, procurando entender os valores e comportamentos das organizações e os fatores que influenciam o comportamento de seus membros. Os dados utilizados são resultantes das percepções de 272 pessoas, coletados mediante um questionário que procura levantar a opinião sobre como os agentes organizacionais percebem a sua organização de trabalho e sobre como gostariam que ela fosse, no sentido de satisfazer suas necessidades, seus interesses e aspirações. Os resultados revelam que mesmo se tratando de organizações de naturezas diferentes, as conclusões são muito semelhantes, quer seja na identificação da ideologia, da cultura e do clima organizacionais destas organizações, quer seja na correspondência estabelecida entre esses três elementos nas organizações. Outro resultado importante refere-se à dissertação de percepção referente a ideologia, cultura e ao clima organizacional causada pelas variáveis: grau de escolaridade , tempo de serviço e posição hierárquica,
Abstract This studg characterizes itself as exploratorg and was effectuated in four organizations of different natures in order to identifg the ideologg, the culture and the corporative climate, trging to understand the vaiues and behaviors of the corporations and the factors which affect the behavior of its members. The used data result from the perceptions of 272 people, collected with a questionnaire that seeks to determine the opinion about how these corporative agents perceive their corporation and about which they'd like it to be, in the sense of satisfging their needs, their interests and aspirations. The results show that, although concerning corporations of different natures, the conclusions are quite similar, as in the identification of the ideologg, culture and corporative climate as in the established correspondence between these three elements in the corporations. Another important result •concerns the differentiation of perception about ideologg, culture and corporative climate caused bg the variables degree of instruction, working stage and hierarchical position.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/31345
Arquivos Descrição Formato
000114089.pdf (7.235Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.