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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorSouza, Altamir da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-08-26T08:54:07Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31346pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação, realizada junto a uma amostra extraída da lista de assinantes de telefones particulares de Porto Alegre, analisou o efeito de três técnicas de induzimento de respostas dos questionários de uma pesquisa por correio. O intuito dessa análise foi o de ajudar a melhorar o padrão de respostas de pesquisas por correio realizadas no Brasil. Em linhas gerais, o estudo constatou que a utilização da pré-notificação por telefone propicia melhor taxa de retorno de questionários, do que a utilização da pré-notificação por telegrama e a pré-notificação por carta. Entretanto, as três formas de pré-notificação não produziram resultados significativamente diferentes no que tange à rapidez de retorno e ao tempo médio de retorno dos questionários. Já a utilização da personalização do endereçamento dos envelopes, através das formas manuscrita, datilografada e por computador, não proporcionou resultados significativamente diferentes no que se refere às taxas de retorno, à rapidez de retorno e aos tempo médio de retorno dos questionários. Finalmente, a inclusão de uma data limite para o retorno dos questionários respondidos não aumentou a taxa de retorno, porém melhorou a rapidez e o tempo médio de retorno dos questionários, em comparação com a não inclusão de uma data limite. Em face aos resultados encontrados, o estudo apresenta algumas recomendaç6es sobre o uso das técnicas testadas para pesquisadores que pensem utilizá-las em suas pesquisas por correio. Por outro lado, sugere algumas pesquisas, que considera relevantes, para melhorar os resultados desse método de coleta de dados.pt_BR
dc.description.abstractThe present work was carried out on the basis of R sample obtained from the Porto Alegre telephone director. The effect of three answer-inducing techniques in c~Stif:NIFYRriCs for mail surve has been analsed, with a view to improving the standard of response of mail survej in Brazil Concerning the response rate, a previous contact per telephone has proved more effective than telegram or letter contacta. Significant changes in response return rates, however, were not obtained as far as response average time is conceInf,:d. Neither have hand-written, t.jped or printed addresses on the envelopes produced an.j significant changes as far as response rates, return rates and average response rates are concerned. A deadline for response has not increased the return rate either, even though there was an improvement in the dela,j for returning the questionnaires and in their average response rate. Some suggestions are given as to tke application of the approached techniques surve:jors, and SOMC previous surves, judged relevant, are recommended for the improvement of this kind of data collection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPesquisa de mercado : Correiopt_BR
dc.titleAnálise de fatores que afetam o retorno de pesquisas por correiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000114159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós- Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1991pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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