Repositório Digital

A- A A+

A formação de estratégias no contexto universitário : análise de um caso : a universidade estadual de Maringá

.

A formação de estratégias no contexto universitário : análise de um caso : a universidade estadual de Maringá

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A formação de estratégias no contexto universitário : análise de um caso : a universidade estadual de Maringá
Autor Gasparetto, Osmar
Orientador Fachin, Roberto Costa
Data 1990
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Ensino superior : Parana
Universidade : Estrategia
Universidade : Estudo de caso
Resumo O estudo descreve o processo de criação da Universidade examinando a formação e o tipo de estratégias utilizadas, no ambiente universitário, através da análise de um caso. Para desenvolvimento do estudo foi utilizada a Universidade Estadual de Maringá - Pr. O trabalho desenvolvido, consistiu em pesquisar a Universidade do ponto de vista da formação de suas estratégias, ao longo da sua história, especificamente de 1960 a 1988. Foi usada a metodologia de pesquisa de estratégias proposta por Mintzberg(1973). Com isto, procura-se proporcionar ao leitor uma visão tão clara e segura quanto possível de como foram se estabelecendo e surgindo diferentes estratégias na vida da Universidade. O estudo tem um caráter exploratório e busca acima de tudo, avançar no entendimento de como as estratégias se formam para que a organização alcance seus objetivos e sobreviva.
Abstract This study describes the University creation process, examining the formation and the strategies used, in the university environment, through the analysis of a case. For the development of this study, Maringá State University - PR, was taken as a model. The work consisted in analysing the University from the point of view of its formation and strategies, throughout its history, mainly from 1960 to 1988. The strategies research methodology proposed by Mintzberg (1973), was used, aiming to portrait a clear and accurate vision of how different strategies emerged and were established in University life. The study has an exploratory character and it aims at a better understanding of how the strategies are formed so that the institution may reach its objectives.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/31348
Arquivos Descrição Formato
000114297.pdf (1.435Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.