Repositório Digital

A- A A+

Protocolo para integração de requisitos de saúde e segurança do trabalho ao processo de desenvolvimento do produto da construção civil (PISP)

.

Protocolo para integração de requisitos de saúde e segurança do trabalho ao processo de desenvolvimento do produto da construção civil (PISP)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Protocolo para integração de requisitos de saúde e segurança do trabalho ao processo de desenvolvimento do produto da construção civil (PISP)
Autor Pereira Filho, José Ilo
Orientador Saurin, Tarcísio Abreu
Data 2011
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Desenvolvimento de produto
Indústria da construção
Segurança do trabalho
[en] Civil construction
[en] Design for safety
[en] Product development process
[en] Requirements management
Resumo Desde a década de 90 o conceito de design for safety (DFS) vem sendo difundido como meio de reduzir os acidentes do trabalho com causas oriundas nas características do projeto do produto. A utilização do DFS na indústria da construção civil desperta o interesse de vários pesquisadores, mas ainda é pequena e conta com uma lacuna entre o conceito e a aplicação do mesmo. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em propor um protocolo para integração de requisitos de segurança no trabalho ao processo de desenvolvimento do produto – PISP, com vistas a auxiliar engenheiros e arquitetos a desenvolver projetos seguros para os usuários temporários das edificações (trabalhadores de construção e manutenção). O método de pesquisa envolveu a realização de três estudos de caso: um empreendimento residencial, um industrial e um hospitalar, executados nas cidades da região central do estado RS, respectivamente, formaram o objeto de análise. A integração de requisitos de saúde e segurança do trabalho (SST) ao processo de desenvolvimento do produto (PDP), foi a unidade de análise deste trabalho. O protocolo inclui quatro etapas: identificação de perigos, avaliação de riscos, identificação de requisitos e avaliação e registro do aprendizado. Sua aplicação no desenvolvimento de projetos favorece o trabalho colaborativo entre os envolvidos no PDP, sendo recomendado sua incorporação ao processo de engenharia simultânea ou ao desenvolvimento integrado de produtos, no entanto, é adaptável a qualquer método de PDP adotado pela empresa construtora ou projetista. O estudo constatou que a integração de requisitos de SST desde as fases iniciais do PDP é viável e mais consistente do que quando realizada na fase de projeto ou reprojeto, como sugere o conceito tradicional de DFS.
Abstract Since 1990s, the concept design for safety (DFS) has been diffused as way of to reduce the accidents in construction site with causes derived of the characteristics of design. The utilization of DFS in the construction industry awakes the interest of several researches, but yet is low and has a gap between the concept and the application. So, the target this work is to propose a protocol for integration of health and safety work requirements at product development process (PISP), as way of to help engineers and architects to develop safe designs for temporary users of building (workers of construction and maintenance). The research method involved the realization of three cases: a residential undertaking, an industrial and a clinical, was the analysis object. The integration of health and safety work requirements at product development process was analysis unit this work. The protocol has four stages: identification of hazards, assessment of risks, identification of requirements and assessment and register of learning. The application in the development of designs allow the collaborative work between the participants of product development process (PDP), been recommended for incorporation at concurrent engineering process or at integrated development product, however, is adaptive at some method of development of product adopted by designer . The study verified that the integration of health and safety requirements since the early stages of PDP is viable and more solid that when made in design or redesign stages, as suggest the traditional concept of DFS.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/31394
Arquivos Descrição Formato
000780144.pdf (5.837Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.