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A influência dos resíduos e do tempo de resfriamento do disco de freio sobre o comportamento do atrito em frenagens

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A influência dos resíduos e do tempo de resfriamento do disco de freio sobre o comportamento do atrito em frenagens

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Título A influência dos resíduos e do tempo de resfriamento do disco de freio sobre o comportamento do atrito em frenagens
Outro título Portable extruder to produce cove the influence of fragments and the cooling time on the brake disc about the behavior of friction in braking tests red electrode
Autor Pittel, Fábio Mello Montenegro
Orientador Ferreira, Ney Francisco
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Cleaning the surface of the disk
[en] Coefficient of friction
[en] Cooling time
Resumo Este trabalho tem por finalidade estudar algumas das variáveis que influenciam no comportamento do atrito durante ensaios de frenagem em um tribômetro. Uma delas é o tempo de resfriamento do disco de freio, pois o período que leva para o rotor resfriar e voltar à temperatura inicial do teste não é um parâmetro controlado durante os ensaios. Outra variável refere-se a remoção de fragmentos deixados pela pastilha durante as frenagens e sua implicação em mudanças no atrito do conjunto, determinando a importância da limpeza da superfície do disco antes da execução dos ensaios. Para isso, realizaram-se testes de fricção com durações e temperaturas diversas, com e sem limpeza da superfície do disco para avaliar o coeficiente de atrito. Os resultados indicam que, com base nas amostras, não se pode afirmar que há influência do tempo de resfriamento no comportamento do atrito do rotor. Também se verificou que, pelo número de ensaios realizados, não há depósito significativo destes fragmentos sobre a superfície do disco a ponto de alterar o coeficiente de atrito.
Abstract This work aims to study some variables that can influence the friction behavior during braking tests on a tribometer. One of them is the cooling time of a brake disc, because the period it takes for the rotor cooling to return to the initial temperature of the test is not a controlled parameter. Another variable is whether the removal of the fragments released by the brake pad also involves changes in the friction of the process and so to determine the importance of cleaning the surface of the disk before to run the tests. For doing that, braking tests were performed by using different temperatures, cooling time as well as the disk surface was cleaned before to start the measurements in some cases. The results show that based on the number of the samples, the influence of the cooling time on the friction behavior cannot be observed. It was also found that based on the number of tests performed , there is not a significant deposition of fragments on the disk surface able to cause changes in the coefficient of friction.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31443
Arquivos Descrição Formato
000781221.pdf (1.272Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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