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dc.contributor.advisorFerreira, Ney Franciscopt_BR
dc.contributor.authorPittel, Fábio Mello Montenegropt_BR
dc.date.accessioned2011-08-30T06:01:22Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31443pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade estudar algumas das variáveis que influenciam no comportamento do atrito durante ensaios de frenagem em um tribômetro. Uma delas é o tempo de resfriamento do disco de freio, pois o período que leva para o rotor resfriar e voltar à temperatura inicial do teste não é um parâmetro controlado durante os ensaios. Outra variável refere-se a remoção de fragmentos deixados pela pastilha durante as frenagens e sua implicação em mudanças no atrito do conjunto, determinando a importância da limpeza da superfície do disco antes da execução dos ensaios. Para isso, realizaram-se testes de fricção com durações e temperaturas diversas, com e sem limpeza da superfície do disco para avaliar o coeficiente de atrito. Os resultados indicam que, com base nas amostras, não se pode afirmar que há influência do tempo de resfriamento no comportamento do atrito do rotor. Também se verificou que, pelo número de ensaios realizados, não há depósito significativo destes fragmentos sobre a superfície do disco a ponto de alterar o coeficiente de atrito.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to study some variables that can influence the friction behavior during braking tests on a tribometer. One of them is the cooling time of a brake disc, because the period it takes for the rotor cooling to return to the initial temperature of the test is not a controlled parameter. Another variable is whether the removal of the fragments released by the brake pad also involves changes in the friction of the process and so to determine the importance of cleaning the surface of the disk before to run the tests. For doing that, braking tests were performed by using different temperatures, cooling time as well as the disk surface was cleaned before to start the measurements in some cases. The results show that based on the number of the samples, the influence of the cooling time on the friction behavior cannot be observed. It was also found that based on the number of tests performed , there is not a significant deposition of fragments on the disk surface able to cause changes in the coefficient of friction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoefficient of frictionen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectCooling timeen
dc.subjectCleaning the surface of the disken
dc.titleA influência dos resíduos e do tempo de resfriamento do disco de freio sobre o comportamento do atrito em frenagenspt_BR
dc.title.alternativePortable extruder to produce cove the influence of fragments and the cooling time on the brake disc about the behavior of friction in braking tests red electrode en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781221pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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