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Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida

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Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida

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Título Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
Outro título Experimental analysis of energy consumption of electric motor with a fraction of load start
Autor Bonilha, Mauro Zart
Orientador Laranja, Rafael Antonio Comparsi
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Energy efficiency
[en] Flywheel
[en] Motor start
Resumo O presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento.
Abstract This present work deals with the analysis of energy consumption of an induction electric motor under the acceleration of departure. Through the simulation of certain situations that may be encountered in practice, this analysis wants to evaluate the behavior of energy demand by the engine, aiming at the possibility of improving their performance. Experimental tests were performed by varying the load on the motor shaft. To this end, it was developed a mechanical device, working as a clutch, that allows part of the load be decoupled from the motor shaft when desired. The tests were conducted in situations of starting the engine with full load since the beginning of the movement and in situations where part of the load was attached with the engine running. The energy analysis was given by comparing the energy consumed in these two ways. The comparative results showed a reduction up to 25% of energy consumption when part of the load were attached during the movement.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31447
Arquivos Descrição Formato
000781230.pdf (2.694Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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