Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLaranja, Rafael Antonio Comparsipt_BR
dc.contributor.authorBonilha, Mauro Zartpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-30T06:01:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31447pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento.pt_BR
dc.description.abstractThis present work deals with the analysis of energy consumption of an induction electric motor under the acceleration of departure. Through the simulation of certain situations that may be encountered in practice, this analysis wants to evaluate the behavior of energy demand by the engine, aiming at the possibility of improving their performance. Experimental tests were performed by varying the load on the motor shaft. To this end, it was developed a mechanical device, working as a clutch, that allows part of the load be decoupled from the motor shaft when desired. The tests were conducted in situations of starting the engine with full load since the beginning of the movement and in situations where part of the load was attached with the engine running. The energy analysis was given by comparing the energy consumed in these two ways. The comparative results showed a reduction up to 25% of energy consumption when part of the load were attached during the movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectEnergy efficiencyen
dc.subjectMotor starten
dc.subjectFlywheelen
dc.titleAnálise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partidapt_BR
dc.title.alternativeExperimental analysis of energy consumption of electric motor with a fraction of load start en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781230pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples