Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGravina, Maria Alicept_BR
dc.contributor.authorBorges, Natália Lamaisonpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:01:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31570pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho teve-se como principal objetivo propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de área e perímetro de figuras planas, a partir da análise das dificuldades dos alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental em relação à aprendizagem deste conteúdo. Uma vez que os mesmos já possuíam conhecimento prévio deste assunto, mas não dominavam tais conceitos ou os diferenciavam entre si. Com base nestas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na realidade dos alunos. A seqüência foi experimentada com os alunos e nossas análises mostraram positivos resultados quanto à aprendizagem dos conceitos de perímetro e área.pt_BR
dc.description.abstractThis work had as main objective to propose a new approach for teaching content area and perimeter of plane figures, from the analysis of the difficulties of students in the 7th grade for learning this content. Once they already had prior knowledge of this subject, but did not dominate such concepts or differed from each other. Based on these difficulties, it presents a didactic sequence in which the activities to be developed were based on student’s reality. The sequence was tested with students and our analysis shows positive results in terms of learning the concepts of perimeter and area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAreaen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectPerimeteren
dc.subjectPlane figuresen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectDidactic engineeringen
dc.titleUma experiência no ensino de área e perímetro de figuras planaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783235pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples