Repositório Digital

A- A A+

Números racionais em especial frações

.

Números racionais em especial frações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Números racionais em especial frações
Autor Paim, Luciane Conceição
Orientador Nunes, Luciana Neves
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Numeros racionais
Professor : Formação : Matemática
[en] Fractions in particular
[en] Rational numbers
[en] Videos with fractions
Resumo O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático.
Abstract The paper presents some activities that explore the concept of Rational Numbers in particular fractions. It was developed in a public school in the city of Novo Hamburgo in a class of fifth grade. Initially, I used a video to educate their friends and explore what they had knowledge about the subject. The content has been formalized by two other proposed activities in which I use as a teaching resource to date - show guide for use with bottle caps to the concept of fractions. Subsequently, we build graphs with the activities of your day - to - day in the last 24 hours. The conclusion of this work was very satisfactory since the reaction of students in relation to the proposed activities, which totally escaped the traditional blackboards and textbooks.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31573
Arquivos Descrição Formato
000783448.pdf (2.911Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.