Repositório Digital

A- A A+

O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança

.

O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
Autor Souza, Marcia Erondina Dias de
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Escolarização
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Multiplicação
Professor : Formação : Matemática
[en] Contextualization
[en] Multiplication
[en] Problematization
[en] Teaching mathematics
Resumo Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor.
Abstract In this work of conclusion course proposes one reflection about teaching process and learning concept of multiplication, at first year of Elementary School. Starting of description and analysis of one experience of teaching practice, based on the methodology Didactical Engineering, that was developed with one class of first year, highlight the importance of teaching mathematics, in this stage of schooling, questioning whether or contextualizing, considering the knowledge that each child brings. Also intended, in this work discuss the conditions of children’s’ learning and the possibilities of new approach of contents in classroom, noting that the proposition and implementation of changes in school, depending, in large part, of commitment and attitude of teacher’s investigation.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31575
Arquivos Descrição Formato
000783721.pdf (1.869Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.