Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcia Erondina Dias dept_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:01:59Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31575pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor.pt_BR
dc.description.abstractIn this work of conclusion course proposes one reflection about teaching process and learning concept of multiplication, at first year of Elementary School. Starting of description and analysis of one experience of teaching practice, based on the methodology Didactical Engineering, that was developed with one class of first year, highlight the importance of teaching mathematics, in this stage of schooling, questioning whether or contextualizing, considering the knowledge that each child brings. Also intended, in this work discuss the conditions of children’s’ learning and the possibilities of new approach of contents in classroom, noting that the proposition and implementation of changes in school, depending, in large part, of commitment and attitude of teacher’s investigation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching mathematicsen
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectMultiplicationen
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectProblematizationen
dc.subjectContextualizationen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleO conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783721pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples