Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta didática para o estudo de polígonos

.

Uma proposta didática para o estudo de polígonos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta didática para o estudo de polígonos
Autor Knop, Mônica Teresa
Orientador Notare, Márcia Rodrigues
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias Digitais
Polígonos : Matemática : Ensino fundamental
Professor : Formação : Matemática
Resumo Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31582
Arquivos Descrição Formato
000783861.pdf (417.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.