Repositório Digital

A- A A+

Estudando as frações

.

Estudando as frações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudando as frações
Autor Pereira, Claudia Andrades
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Frações
Jogo : Educação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Resumo O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação do aluno na aprendizagem da Matemática. O estudo justifica-se pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender esses números e resolver operações com os mesmos. O trabalho prático foi desenvolvido com alunos de uma quinta série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, da cidade de Pelotas-RS, através de uma sequência didática estruturada dentro dos princípios da metodologia Engenharia Didática. Durante o desenvolvimento desse trabalho foram apresentadas diferentes propostas de atividades para melhor compreensão dos conteúdos de frações, envolvendo comparação de fração e as suas equivalências, reconhecimento do número inteiro, números mistos e adição e subtração de frações. Para a introdução do conteúdo foram utilizadas duas ferramentas de trabalho como recurso didático: um áudio visual, da coleção TV escola, e o software “Enigma das Frações”. Os resultados desse trabalho, tanto na dimensão prática como teórica, evidenciaram que a utilização de novos métodos de ensino pode, de fato, promover a motivação dos alunos e criar as condições favoráveis para que os mesmos compreendam os conteúdos em estudo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31585
Arquivos Descrição Formato
000782623.pdf (5.398Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.