Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Vilmarpt_BR
dc.contributor.authorVuelma, Cleuci Andreazzapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31586pt_BR
dc.description.abstractO objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work study is to minimize the difficulties of the students in the teaching-learning process of calculating areas and volumes of geometric solids. The same includes study of the dissertation Renata Aparecida Martins. Data were collected through questionnaires, images, design and planning of mathematical activities through an awareness video. To complement this research with a focus on teaching practice, the methodology used was inspired by the didactic engineering, a set of theories created by French authors in the field of mathematics teaching. The work was developed through actual situations experienced by students through the choice of packaging, promoting the development of creativity through composition and decomposition of figures. It was found that the use of technological resources, seen as something new, pushes students to achieve knowledge in geometry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpace geometryen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEngineering curriculumen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectVideo in the classroomen
dc.titleUma experiência para o ensino de geometria espacialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782628pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples