Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorFischer, Daiana dos Santos Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:05Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31587pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho propõe-se inicialmente uma reflexão acerca dos processos ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nos modos de ver e conceber a Geometria e seu ensino, nas tendências pedagógicas que tiveram maior destaque na educação brasileira e no uso de novas tecnologias no ensino. No segundo momento, faz-se a descrição e a análise de uma prática pedagógica, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, que foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental, na escola Noemy Fay dos Santos, da rede municipal de Parobé/RS. Essa prática teve por objetivo propor e oportunizar uma metodologia diferenciada para o ensino de área e perímetro, tendo por pressuposto um aluno articulador de ideias e conhecimentos, capacitado a realizar uma aprendizagem significativa. O plano de trabalho foi estruturado com base em estratégias alternativas de ensino, como, por exemplo, o vídeo, que foi utilizado como fonte inspiradora na introdução do processo de ensino-aprendizagem. Também foram explorados materiais concretos, para construção da ideia de área e perímetro; o software Geogebra, para validação das propriedades dessas medidas; e a aplicação de fórmulas, para o cálculo de área e perímetro, com fixação nos objetos do cotidiano escolar. Por fim, são traçadas, neste trabalho, algumas possíveis considerações, elaboradas a partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos ao longo da pesquisa prática, tendo em vista a aplicação deste estudo no ensino dos diversos campos da Matemática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleA riqueza da geometria : conceitos de área e perímetropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples