Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorIachinski, Edersonpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:05Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31589pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho caracteriza-se pelo relato, análise e contextualização teórica de uma experiência pedagógica vivenciada por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A proposta de ensino que desencadeou tal experiência foi organizada de acordo com o modelo de Engenharia Didática e teve como objetivo principal a investigação das dificuldades apresentadas por esses alunos, ao relacionarem as atividades realizadas no ambiente escolar, envolvendo números decimais, com situações do cotidiano, nas quais esses números costumam ser empregados. Na fase de elaboração da proposta foram analisados alguns livros didáticos, em termos da abordagem do conteúdo números decimais, e algumas teses, tendo em vista a definição desse conteúdo e as aplicações do mesmo em situações vivenciadas pelos alunos. Nessa fase, também foram aplicados questionários com a turma, que forneceram dados sobre o que os alunos sabem acerca do conteúdo em estudo. Tais informações foram fundamentais na elaboração de um plano de ensino diferenciado e voltado, primeiramente, a sanar as dúvidas expostas pelos alunos. Para aplicação da proposta, foram utilizados vários recursos didáticos, entre eles, jornais e revistas para recortes; vídeo sensibilizador para introduzir o conteúdo; frutas e verduras para montagem de uma feira na sala de aula, com a finalidade de reproduzir situações reais do cotidiano que envolvesse o conteúdo de números decimais; e software, como recurso digital, utilizado para auxiliar na aprendizagem. A utilização em sala de aula de situações próximas do cotidiano, como a realização da feira, aproximou os alunos da realidade onde as operações com números decimais são mais evidenciadas. As atividades realizadas no laboratório de informática mostraram que os recursos tecnológicos, cada vez mais modernos e atrativos aos alunos, podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica. Além disso, as várias situações vivenciadas durante este processo indicaram que resultados positivos acontecem com mais facilidade quando os alunos são envolvidos na construção e elaboração de um conceito.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNúmeros decimaispt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática no cotidianopt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleOs números decimais e sua utilidade no cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782635pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples