Repositório Digital

A- A A+

Operações fundamentais com números naturais : metodologias de ensino

.

Operações fundamentais com números naturais : metodologias de ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Operações fundamentais com números naturais : metodologias de ensino
Autor Ferreira, Endrigo Gomes
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Matemática : Ensino : Aprendizagem
Metodologia do ensino da matematica
Numeros naturais
Professor : Formação : Matemática
Resumo Este trabalho enfoca o estudo das operações fundamentais com números naturais, através de uma abordagem teórica e do relato de uma experiência pedagógica. A prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, explorou os algoritmos da subtração e da divisão na quinta série do Ensino Fundamental, a partir de situações elementares da vida cotidiana, como pagar contas, receber troco ou calcular juros de uma prestação. Foi utilizado o vídeo de sensibilização “Primeiros problemas de divisão” que mostra a participação ativa dos alunos, definindo a aprendizagem como um processo de construção e re-criação do conhecimento, superando o modelo tradicional de transmissão de informação e apostando numa escola como espaço de construção participativa do conhecimento. A utilização desse vídeo ocorreu, tendo em vista uma abordagem do conteúdo através de situações que pudessem ser comparadas com o dia a dia do aluno. Assim, este trabalho explora tanto o campo conceitual das quatro operações básicas de Matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) como a utilização de metodologias alternativas de ensino. Defende o uso de materiais concretos na sala de aula e propõe o cálculo mental e o trabalho em grupo. Além disso, ressalta a importância do estudo da técnica operatória dos algoritmos da subtração e divisão, desde que os alunos sejam provocados a fazer tentativas, a usar raciocínio dedutivo e analisar possibilidades, entre outros métodos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31591
Arquivos Descrição Formato
000782648.pdf (1.111Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.