Repositório Digital

A- A A+

Novas tecnologias no ensino da geometria plana

.

Novas tecnologias no ensino da geometria plana

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Novas tecnologias no ensino da geometria plana
Autor Rosa, Fabiane da Silva
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Engenharia didática
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias Digitais
Professor : Formação : Matemática
Resumo O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização dessas tecnologias. O público alvo compreendeu alunos do Ensino Fundamental em escola pública do Município de Guaíba/RS. As práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia Engenharia Didática, possibilitaram: na 6ª série, Engenharia Didática III, o estudo dos conceitos da geometria plana: entes geométricos, paralelogramos, triângulos e planificações; na 7ª série, Engenharia Didática I, o estudo dos conceitos básicos da geometria, construções geométricas e ângulos; e na 8ª série, Engenharia Didática II, o estudo das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. As ferramentas utilizadas para a realização das práticas foram o software matemático Geogebra, vídeos e dobraduras. Tais práticas tiveram por objetivos planejar e programar uma experiência didática com potencial para contribuir na melhoria do ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; detectar e descrever dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; e mais, refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver a análise crítica das metodologias de ensino. Nesta monografia, busca-se, portanto, defender o ensino da geometria e da trigonometria através do uso de novas tecnologias e de processos de problematização, ressaltando os aspectos positivos ocorridos nas práticas analisadas, a posição de alguns autores acerca desse tema e, principalmente, as possibilidades abertas por essas novas perspectivas de ensino.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31601
Arquivos Descrição Formato
000782656.pdf (7.277Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.