Repositório Digital

A- A A+

Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos

.

Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos
Autor Campos, Mônica Maria
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Ângulo : Matemática : Ensino fundamental
Educação de jovens e adultos
EJA
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
[en] Adult education
[en] Angles
[en] Digital media
Resumo Neste trabalho é desenvolvida uma análise relativa ao ensino de ângulos, tendo em vista uma proposta pedagógica fundamentada na metodologia Engenharia Didática que foi implementada no EJA – Educação de Jovens e Adultos, através da utilização de mídias digitais e recursos alternativos. O objetivo dessa proposta foi tornar mais significante o aprendizado dos ângulos, proporcionando exercícios mais atrativos, afim de que os alunos tivessem uma percepção adequada sobre o assunto e soubessem aplicar os conceitos estudados no dia-a-dia. Neste trabalho também é enfatizada a possibilidade de integrar a Matemática a outras áreas, considerando a contribuição que elas podem dar. Através de uma abordagem histórica, por exemplo, o estudo mostra o conhecimento do conceito de ângulos desde a antiguidade até hoje. Destacam-se ainda as aulas de artes desenvolvidas com os alunos do EJA, por contribuírem com a técnica dos desenhos e da perspectiva para que o conceito fosse melhor observado e compreendido. Além disso, uma revisão bibliográfica referente à Etnomatemática contribui para que professor e o aluno possam perceber o quanto suas histórias de vida, vivências, falas, análises e contribuições durante as aulas podem enriquecer um conteúdo didático e torná-lo importante e significativo. A análise de todo o levantamento feito, conciliando teoria e prática pedagógica, sala de aula e estudos bibliográficos, conduz à compreensão do quanto é importante o professor estar atualizado, buscando novos recursos e, neste caso, relativo às mídias digitais, enriquecendo suas aulas e, com isso, oferecendo motivação e dinamismo, oportunizando aos alunos maiores possibilidades de interesse e consequentemente de aprendizagem.
Abstract In this work is developed a relative analysis of the angle teaching regarding a pedagogical approach based on didactic engineering which was implemented on EYA Youth and Adult Education, through the use of digital media and alternative resources. The aim of this proposal was to make learning more meaningful angles, providing more attractive exercises to facilitate understanding of angle, so that students have a good perception about them, and that the student knows how to apply the concepts studied during the day to day. In this work also is showed the possibility of integrate the mathematics to other areas considering the contribution they can give. Through the historic analysis, for example the study shows the knowledge of the concept of angles from ancient times until today. We can also underline arts classes developed with EYA students which contributed with the technical drawings and perspective to the concept would be better observed and understood. In addition a literature review concerning ethnomathematics amounted to teacher and student can see how their life stories and experiences, their speeches, analysis and contributions during lessons can enrich content and make it important and significant. The analysis of the entire survey, combining theory and practice, classroom and bibliographical studies, leads to an understanding of how important is the teacher being updated and seek new resources, in this case relating to digital media to enrich their lessons and this Offer motivation, dynamism contributing to students most likely to interest and therefore learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31602
Arquivos Descrição Formato
000783719.pdf (1.766Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.