Repositório Digital

A- A A+

Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva

.

Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
Autor Assumpção, Sérgio Dias
Orientador Notare, Márcia Rodrigues
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
[en] Compass
[en] Geometry
[en] Quads
[en] Ruler
[en] Van Hiele
Resumo Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. Através de atividades propostas e observações, desenvolvi conceitos básicos de geometria plana, com atenção voltada ao estudo dos quadriláteros. Durante o processo os alunos foram comparados aos níveis de Van Hiele, buscando constatar se as diferentes etapas de aprendizagem diferem entre o grupo. As atividades foram motivadas em torno da construção de uma quadra esportiva, levando os conhecimentos da sala de aula para uma contextualização prática do aprendizado.
Abstract This study analyzes the geometry of this intuitive knowledge into students at different educational levels. In this view, constitute a heterogeneous group in school but chronologically homogeneous. Through the proposed activities and observations, I developed the basic concepts of plane geometry, with attention focused on the study of quadrilaterals. During the process the students were compared to the Van Hiele levels, seeking to ascertain whether the different stages of learning differ between the groups. The activities were motivated around the construction of a sports court, taking the knowledge from the classroom to a practical context of learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31610
Arquivos Descrição Formato
000783232.pdf (2.060Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.