Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorZanatta, Rodrigo Bonadimanpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31614pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentada uma proposta diferente para a apresentação dos temas volume de paralelepípedo e densidade de materiais. A integração desses dois temas tem por objetivo a tentativa de trazer uma proposta mais significativa, com a utilização de um vídeo sensibilizador e material manipulável. A metodologia aplicada é inspirada na Engenharia Didática, metodologia criada na França, na década de 80. O objetivo central deste trabalho é repensar a prática usual no ensino da matemática através de um processo reflexivo e investigativo, onde o docente analisa sua própria prática costumeira no ensino dos conteúdos e, a partir daí, desenvolver um plano de aula que contribua com melhorias no ensino dos temas abordados. Para aplicação da prática, três coleções de livros didáticos foram analisadas para servir de suporte na apropriação correta de conceitos matemáticos envolvidos no trabalho. Por fim, espera-se que este trabalho possa servir de apoio a professores e estudantes, que buscam maneiras e métodos diferenciados de ensinar Matemática e, que possa servir também para aguçar o senso investigativo e reflexivo, tão importantes na construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a different proposal for leaning issues as parallelepiped volume and density of materials. The integration of these two items is based on an attempt to highlight a pedagogical approach that is more meaningful, containing a motivational video and concrete material. Didactic Engineering, created in France, in the eighties, contains the theoretical methodology which inspired this research. The aim is to rethink the usual practice in the teaching of mathematics, leading through a process of reflection, in which the teacher analyses his customary practice, while teaching a content, so that, thereafter, he may be able to develop a lesson plan that improves the teaching of the mentioned content topics. Three textbook collections were analyzed in order to provide support for teaching the mathematical concepts. Finally, this survey may help teachers and students who seek for different methods and ways of teaching mathematics. And, it may stimulate investigation and reflection, which are so important in the knowledge construction process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVolumeen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectParallelepipeden
dc.subjectDensityen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectDidactic engineeringen
dc.titleUma nova visão no ensino de volume de paralelepípedos e no cálculo da densidade de materiaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783143pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples