Repositório Digital

A- A A+

Função afim : resolução de problemas - mídias

.

Função afim : resolução de problemas - mídias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Função afim : resolução de problemas - mídias
Autor Costa, Suzana dos Santos da
Orientador Varriale, Maria Cristina
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Engenharia didática
Funcoes
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias Digitais
Professor : Formação : Matemática
[en] Function alike
[en] Mass communication
[en] Troubleshooting
Resumo Após constatar a dificuldade de aprendizagem que alunos de diferentes níveis de escolaridade apresentam em relação ao estudo de Função Afim e com o intuito de ampliar os estudos já realizados a esse respeito, conscientes de que o tema ainda carece de pesquisas, propomos uma sequência de ensino baseada na Resolução de Problemas, mediada pelo uso de tecnologias como vídeo e software. O objetivo da pesquisa é propor uma prática pedagógica diferenciada, fazendo com que o aluno se aproprie de conceitos para expressar algébrica e graficamente, a dependência de duas variáveis de uma função afim. Após aplicar a sequência didática, constatou-se que através da resolução de problemas auxiliados com as mídias, os alunos sentem-se mais provocados a aprender, resultando na aprendizagem. Percebeu-se que Resolução de Problemas auxiliados com ferramentas tecnológicas é fundamental para o processo de ensino aprendizagem.
Abstract Thereafter testifying the difficulty of learning that students of different levels of education have on the study of Function Alike, and in order to increase the studies already made about it, aware that the issue requires research, we propose a teaching sequence based on Troubleshooting mediated by the use of technologies such as video and software. The purpose of this research is to come up with a differentiated pedagogical practice causing the student to take ownership of algebraic concepts and to express graphically the dependence of two variables of a Function Alike. After applying the didactic sequence we found out that by solving problems with the media aid, students feel more induced to learn, resulting in apprenticeship. We realized that Troubleshooting aids with technological tools is fundamental to the process of teaching and learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31620
Arquivos Descrição Formato
000783851.pdf (5.087Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.