Repositório Digital

A- A A+

Pintando o cubo : Matemática com artes

.

Pintando o cubo : Matemática com artes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pintando o cubo : Matemática com artes
Autor Jorge, Marilise Oliveira
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matemática : Ensino médio
Mosaico
Professores : Formacao
[en] Art
[en] Escher
[en] Geometric transformation
[en] Learning in mathematics
[en] Mosaics
[en] Simmetry
Resumo Este trabalho trata do planejamento e implementação de uma sequência de atividades sobre transformações geométricas destinadas para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Visando a articulação entre as disciplinas de Matemática e Artes, o trabalho foi desenvolvido por professores de Artes e Matemática e por acadêmicos do Curso de Licenciatura em matemática da UFRGS, através de uma disciplina denominada Enriquecimento Curricular (EC). Parte das atividades tiveram como base obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher, destacando-se aquelas relacionadas com conceitos de translações, rotações, reflexões. Os conceitos matemáticos desenvolvidos no EC foram aplicados na construção de mosaicos e caleidoscópios. Os resultados das sequências de atividades, as quais foram aplicadas em um Laboratório de Informática e em uma Oficina de Artes, apontam que os objetivos foram alcançados e que o trabalho integrando Artes e Matemática, promove benefícios recíprocos em termos da aprendizagem de conceitos comuns as duas disciplinas.
Abstract This study deals with the planning and implementation of a sequence of activities about geometric transformations destined to students of the 2º year of High School of Aplicação School from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Envisioning the articulation between the fields of Mathematics and Art, the study was developed by teachers of Art and Math and by academics of the Graduation Course in Mathematics of UFRGS, through a class named Curricular Enrichment (EC). Part of the activities had as base the works of dutch artist Maurits Cornelis Escher, highlighting those related to the concepts of translations, rotations, reflections. The mathematical concepts developed in this EC were applied in the construction of mosaics and kaleidoscopes. The results of this sequence of activities, which was applied in a Computers Lab and in an Art Workshop, show that the goals were reached and that the integrated work between Art and Mathematics promotes reciprocal benefits in terms of learning concepts common to both disciplines.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31622
Arquivos Descrição Formato
000784071.pdf (6.341Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.