Repositório Digital

A- A A+

História da Matemática e Teorema de Tales

.

História da Matemática e Teorema de Tales

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título História da Matemática e Teorema de Tales
Autor Peres, Evelize Martins Krüger
Orientador Notare, Márcia Rodrigues
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto História da matemática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Teorema de Tales
[en] History of mathematics
[en] Theorem of thales
[en] The technological resources
Resumo Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales.
Abstract This paper presents a new methodology for teaching - learning process of Thales' Theorem in the ninth year of elementary school. It was developed in a public school in Guaíba. To develop this work were used technology resources such as videos available on the Internet and video production by students. The content was developed from the study of the history of mathematics and the applicability of the theorem of Thales. The curriculum was developed from a theoretical framework, which are highlighted positive aspects of using technology in the classroom, the use of history in mathematics lessons and about the method of use in learning the history of Thales' Theorem.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31625
Arquivos Descrição Formato
000782651.pdf (5.859Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.