Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorRech, Simone Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31628pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho são apresentados e analisados alguns resultados da proposta de ensino e aprendizagem, desenvolvida com alunos de 8ª série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos, na cidade de Sapiranga, relativa ao conteúdo de Matemática Financeira. Essa prática, fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, foi realizada de forma contextualizada, com recursos de planilha eletrônica, construção gráfica e vídeo. Na primeira fase, os alunos responderam um questionário de investigação e assistiram a um vídeo, para familiarização do conteúdo. Na segunda etapa, no laboratório de informática, resolveram problemas, que incluíam construção e análise de gráficos. Na terceira etapa, os alunos foram convidados a elaborar uma situação-problema do dia a dia, aplicando os conhecimentos adquiridos e usando recursos tecnológicos. Observo também, que os autores Kessler e D'Aquino, com suas contribuições no campo da matemática financeira e da educação, em geral, foram um suporte muito importante para o desenvolvimento do TCC.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectJuros simplespt_BR
dc.subjectJuros compostospt_BR
dc.subjectEnsino fundamental : Matematica : Educacao basicapt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleMatemática Financeira : juros simples e compostos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783714pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples