Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorPelissaro, Simonept_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31629pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectNumeros racionaispt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleEnsino de frações : novas abordagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples