Ensino de frações : novas abordagens
dc.contributor.advisor | Carrasco, Lucia Helena Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Pelissaro, Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-03T06:01:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31629 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Numeros racionais | pt_BR |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.title | Ensino de frações : novas abordagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783717 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License